domingo, 30 de outubro de 2016

Tendências de Decoração para 2017

O ano ainda não terminou, mas as tendências para 2017 em decoração já estão aflorando.
Trouxemos algumas destas ideias para deixar sua casa bonita e atualizada com o melhor do mundo da decoração.

Foto Luis Gomes/Revista Casa e Jardim

1. Verde-escuro
Se o assunto for cor, o verde-escuro é a aposta certa para o próximo ano. Que tal uma poltrona, um sofá ou um buffet neste tom? As peças combinam bem com o estilo retrô ou escandinavo.



2. Tijolinhos
Os fãs desse revestimento podem ficar felizes. Em 2017, ele será uma tendência na decoração. Ele é um ótimo aliado em espaços industriais e ainda traz a sensação de aconchego ao ambiente. Um outro ponto interessante é que eles deixam o lar com uma cara rústica. 



3. Cortiça
Já imaginou uma parede de cortiça? É uma ideia criativa e com design interessante. Além disso, é personalizável porque você pode prender mensagens e fotos. Que tal trazer uma dessas para o escritório? E mais: esse material é aconchegante e mantém os ambientes aquecidos.



4. Camas luxuosas
Chegou a hora de trocar a sua cama. A aposta para 2017 são os móveis com cabeceiras de veludo. Muitos hotéis de luxo e casas de celebridades já possuem o item. Então, é só questão de tempo até você se render a uma dessas.



5. Mesas de mármore
O mármore é um material nobre que torna o ambiente elegante. Se você quer deixar sua sala mais estilosa, invista neste único item. Além disso, é possível escolher entre diversos tons.



6. Cadeiras com pele artificial
Móveis revestidos com pele artificial vão continuar em destaque em 2017, principalmente as cadeiras. Elegantes, com design incomum, as peles trazem um charme a qualquer ambiente. Que tal escolher uma dessas para o seu home office?



7. Banco estilo industrial
estilo industrial promete continuar em destaque. Que tal aproveitar a onda e substituir as cadeiras de sua cozinha por bancos de bar? São peças descontraídas e as visitas vão adorar!


Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2016/10/7-tendencias-de-decoracao-para-2017.html

José Saramago - Carta a Josefa, minha avó


Tens noventa anos. És velha, dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tempo — e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de restolho e lenha, albufeiras de água.
Viste nascer o sol todos os dias. De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal. Criaste pessoas e gado, meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los. Contaste-me histórias de aparições e lobisomens, velhas questões de família, um crime de morte. Trave da tua casa, lume da tua lareira — sete vezes engravidaste, sete vezes deste à luz.
Não sabes nada do mundo. Não entendes de política, nem de economia, nem de literatura, nem de filosofia, nem de religião. Herdaste umas centenas de palavras práticas, um vocabulário elementar. Com  isto viveste e vais vivendo. És sensível às catástrofes e também aos casos de rua, aos casamentos de princesas e ao roubo dos coelhos da vizinha. Tens grandes ódios por motivos de que já perdeste lembrança, grandes dedicações que assentam em coisa nenhuma. Vives. Para ti, a palavra Vietname é apenas um som bárbaro que não condiz com o teu círculo de légua e meia de raio. Da fome sabes alguma coisa: já viste uma bandeira negra içada na torre da igreja.(Contaste-mo tu, ou terei sonhado que o contavas?)
Transportas contigo o teu pequeno casulo de interesses. E, no entanto, tens os olhos claros e és alegre. O teu riso é como um foguete de cores. Como tu, não vi rir ninguém. Estou diante de ti, e não entendo. Sou da tua carne e do teu sangue, mas não entendo. Vieste a este mundo e não curaste de saber o que é o mundo. Chegas ao fim da vida, e o mundo ainda é, para ti, o que era quando nasceste: uma interrogação, um mistério inacessível, uma coisa que não faz parte da tua herança: quinhentas palavras, um quintal a que em cinco minutos se dá a volta, uma casa de telha-vã e chão de barro. Aperto a tua mão calosa, passo a minha mão pela tua face enrugada e pelos teus cabelos brancos, partidos pelo peso dos carregos — e continuo a não entender. Foste bela, dizes, e bem vejo que és inteligente. Por que foi então que te roubaram o mundo? Quem to roubou? Mas disto talvez entenda eu, e dir-te-ia o como, o porquê e o quando se soubesse escolher das minhas inumeráveis palavras as que tu pudesses compreender. Já não vale a pena. O mundo continuará sem ti — e sem mim. Não teremos dito um ao outro o que mais importava. Não teremos, realmente? Eu não te terei dado, porque as minhas palavras não são as tuas, o mundo que te era devido. Fico com esta culpa de que me não acusas — e isso ainda é pior. Mas porquê, avó, por que te sentas tu na soleira da tua porta, aberta para a noite estrelada e imensa, para o céu de que nada sabes e por onde nunca viajarás, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e dizes, com a tranquila serenidade dos teus noventa anos e o fogo da tua adolescência nunca perdida: «O mundo é tão bonito, e eu tenho tanta pena de morrer!»
É isto que eu não entendo — mas a culpa não é tua.

Novembro é mês de prevenção para os homens

Anualmente, a campanha Novembro Azul alerta os homens sobre a importância das consultas médicas e realização de exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata. “A orientação e a quebra de tabus são fundamentais para que, a cada ano, um número maior de homens se conscientize sobre esses cuidados”, reforça o urologista Misael Wanderley Junior, do Hospital Esperança Recife (PE).
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que a cada ano são diagnosticados cerca de 69 mil novos casos. Apenas para registro, o primeiro tipo mais frequente é o de pele não melanoma.
A prevenção é constante e inclui hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios físicos, qualidade do sono, não fumar e evitar bebidas alcoólicas. Sobre os exames, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que sejam realizados anualmente por homens a partir dos 50 anos. No entanto, os que têm histórico familiar da doença e os da raça negra (a que apresenta maior incidência) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. “A prevenção é muito importante, pois em muitos casos o diagnóstico vem com a doença avançada, uma vez que na fase inicial não há sintomas”, alerta o médico. Com o avanço da doença, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar ou vontade de urinar com urgência, insuficiência renal e fortes dores.
Para detecção do câncer de próstata, além da avaliação clínica são realizados os exames da dosagem sérica do PSA (um exame de sangue) e o digital retal, conhecido como exame de toque. Esse último, tão temido pela maioria dos pacientes, dura apenas alguns segundos e é fundamental para um diagnóstico preciso, pois cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O tratamento é definido pelo urologista a partir das características de cada paciente e de acordo com a fase do tumor.
Em relação aos fatores de risco, o maior deles é a idade. Em média, 60% dos casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Alimentação inadequada, à base de gordura animal, sobretudo, além do sedentarismo, obesidade e as já citadas, raça (negra) e histórico familiar contribuem como fatores de risco para a doença
Fonte: http://www.revistahospitaisbrasil.com.br

Novembro Azul


Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata.
Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.
Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.
Assim como acontece no caso do Outubro Rosa (em que edifícios ficam iluminados com cor de rosa), durante o Novembro Azul, monumento e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul. Alguns exemplos são o Cristo Redentor e o Congresso Nacional.
De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo e aquele que mais afeta os homens.
Além disso, o Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.
Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro.

domingo, 23 de outubro de 2016

Hipertermia: O calor e os perigos para cães e gatos


“A hipertermia é o problema mais comum – e o mais grave – para cães e gatos no verão”, diz o veterinário Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, em São Paulo. Como eles não transpiram, a respiração é a única forma de controle da temperatura do corpo. No verão, porém, o ar quente e úmido prejudica esse mecanismo. Resultado: o animal ofega na tentativa de intensificar a troca de calor. “O risco é ainda maior para animais obesos, para cachorros com pelagem densa, como bernese e husky siberiano, e para as raças braquicefálicas – aquelas de focinho curto -, como os cães boxer, buldogue e pug e os gatos persas, que já respiram com dificuldade em condições normais”, explica Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. Veja, a seguir, os cuidados para prevenir a hipertermia no animalzinho.

EM CASA
Nada de deixar o animal no quintal constantemente ensolarado ou fechado no apartamento abafado. Sombra (em ambientes arejados) e água fresca é questão de sobrevivência para cães e gatos. Troque a água do bebedouro várias vezes ao dia e certifique-se de que o pote não fique exposto ao sol em nenhum momento – afinal, quem gosta de água morna? Vale até acrescentar umas pedrinhas de gelo ao bebedouro. Para os gatos, que preferem água corrente, um bebedouro eletrônico pode estimulá-los a ingerir mais líquido ao longo do dia. 
Dica dos especialistas: borrifar água no dorso e nas patinhas ajuda a resfriar o animal. Se ele ficar ofegante, enrole-o em uma toalha molhada com água fria e deixe-o por um tempinho em frente ao ar-condicionado ou ventilador

PASSEIOS
Cães são leais e nunca recusam um convite do dono para passear, mas se vivessem sozinhos na natureza jamais sairiam da toca sob o sol escaldante. Não é necessário suspender as caminhadas diárias, claro, mas o ideal é reduzir o percurso e restringir os horários das saídas: antes de 10 horas e após as 18 horas. Prefira locais gramados – o asfalto quente pode queimar os coxins, aquelas almofadinhas das patas – e leve água em bebedouros portáteis. A dica das borrifadas de água fria no dorso também se aplica aos passeios. E respeite os limites do cão: interrompa o passeio do animal ofegante, que tenta fugir do sol em busca das áreas sombreadas. Por fim, cães agressivos devem usar focinheira de ferro, um modelo que não impede a abertura da boca. E atenção! Passear com cães de focinho achatado nos dias quentes, com focinheira fechada, é meio caminho andado para uma hipertermia severa.

ANTIPULGAS
Com a proliferação de parasitas no verão, os especialistas recomendam a aplicação de produtos que protegem o animal de pulgas e carrapatos a cada três semanas. “Evite dar banho dois dias antes e dois dias depois da aplicação do produto”, ensina o veterinário Mário Marcondes

BANHO E TOSA
As salas de banho e tosa das petshops são ambientes propícios para a hipertermia: o stress prejudica a respiração do animal e, com os secadores ligados o dia inteiro, a temperatura fica sempre elevada. Evite os horários de pico do calor e mantenha o pelo dos animais mais curto que o habitual. Em casa, os banhos semanais devem ser feitos com água morna, pois a água muito fria pode causar choque térmico. Por fim, use apenas a toalha para secar animais de pelo curto, e o ar frio do secador para os de pelo longo

ATENÇÃO!
Se o animal mostrar-se inquieto, permanecer com a respiração ofegante e apresentar língua levemente arroxeada, mesmo após as tentativas caseiras de resfriá-lo, leve-o imediatamente ao veterinário, mantendo-o envolto em uma toalha molhada com água fria e, no carro, posicionado em frente à saída do ar-condicionado. “Em condições normais, a temperatura corporal não ultrapassa 39,5 graus. Se ela chegar a 40 graus, porém, só a respiração poderá ser insuficiente para resfriar o animal. 

Fonte: http://veja.abril.com.br/saude/o-calor-e-perigoso-para-caes-e-gatos/

Cuidados com a pele no verão

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.
Assim, para evitar as doenças de pele comuns no verão como micose, queimaduras e câncer de pele, deve-se adotar medidas simples, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada. Por isso, para se proteger, confira aqui 10 dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias mais quentes do ano.

Manter a pele limpa e hidratada

Tomar pelo menos dois banhos diários por dia para manter a pele devidamente limpa e livre do suor. Se estiver muito quente, podem-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada. O sabonete anticéptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés que podem causar frieira, por exemplo.
Após o banho é importante passar um creme hidratante, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos.

Usar protetor solar diariamente

Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas é importante para quem está na praia ou na piscina. Mas quem fica exposto ao sol durante o trabalho também deve ter este cuidado todos os dias para evitar o câncer de pele.
O protetor deve ser passado em toda a área da pele fica exposta ao sol. As loções pós sol são ótimas para refrescar a pele após um dia de praia, piscina ou caminhada.

 Não se depilar no dia de pegar sol

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. Assim a depilação deve ser feita pelo menos com 48 horas de antecedência. Uma boa estratégia é fazer a depilação com cera porque ela retira os pelos pela raiz, tendo efeito mais prolongado.

Tomar banho de água doce quando sair da praia

Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos. Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia e se não tiver, leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol.

Não fazer tratamentos de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos intenso, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.
Outro cuidado importante é fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto e nos pés, uma vez por semana para eliminar as células mortas e renovar a pele.

Manter a pele sempre seca

Manter a pele sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. Assim fazer o uso de sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato. Além disso, para evitar micose, também conhecida por pano branco, deve-se evitar compartilhar toalhas em clubes, praias e piscinas.

Investir no betacaroteno

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada

Ingerir bastante líquidos

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo, mas estes têm mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura, e a água com gotinhas de limão são mais indicadas.

Evitar o sol direto


Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar embaixo do guarda-sol ou dentro do bar da praia ou da piscina para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele.

Fonte: https://www.tuasaude.com/10-dicas-de-cuidados-com-a-pele-no-verao/

Outubro Rosa: Como fazer o auto exame

Estamos no Outubro Rosa, o mês internacional da conscientização sobre o câncer de mama. As ações do movimento Outubro Rosa visam chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama pode ser detectado no seu início, quando o nódulo ainda não está em estágio avançado, e um procedimento muito simples que pode ajudar no diagnóstico do câncer, é o autoexame de mama.
Mulheres que praticam o autoexame com frequência notam mais facilmente qualquer modificação nas mamas, de um mês para o outro, como também apresentam tumores pequenos e um estágio clínico mais favorável.
O diagnóstico precoce é de extrema importância para proporcionar maiores chances de cura à mulher¹. Infelizmente, o autoexame ainda precisa ser incentivado, pois as mulheres, em geral, não têm o hábito de realizá-lo, seja por receio ou timidez. A própria mulher deve ter o hábito de examinar os seios e procurar por alterações mamárias.

♥ O que procurar?
- Caroços nas mamas;
- Protuberâncias ou retrações da pele e do bico do seio;
- Secreções dos mamilos.

♥ Como fazer o autoexame?
No banho ou deitada na cama, coloque a mão atrás da cabeça. Com os dedos da mão contrária, realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e se estendendo cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila.
Depois, fique de frente para o espelho. Com os braços abaixados ao longo do corpo, observe o aspecto das suas mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça, e veja se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Para finalizar, aperte o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.
A constatação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. Por isso, se alguma anormalidade for constatada, é preciso procurar um especialista para fazer um exame completo.

♥ Quando fazer?
O autoexame é recomendado indistintamente a todas as mulheres, a partir dos 21 anos de idade. O período aconselhável para realizar o autoexame é entre o 7.º e o 10.º dia do ciclo menstrual, quando as mamas não estão doloridas. Mulheres que não menstruam devem escolher um dia do mês e respeitar o intervalo de 30 dias entre um exame e outro¹.


Referências:
1- Davim RMB, Torres GV, Cabral MLN, et al. Autoexame de mama: Conhecimento de usuárias atendidas no ambulatório de uma maternidade/escola. Rev Latino-am Enferm. 2003 jan-fev; 11(1):21-7.

2-  Quadros LGA. O diagnóstico do câncer de mama [Internet]. São Paulo; 1998 [acesso em 2014 set 24]. Disponível em:http://www2.unifesp.br/dgineco/diagnostico.htm#autoexame

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Campos de Lavanda

 Você sabia que não é preciso viajar até Provence para ver os lindos campos de Lavanda?
Entre São Paulo e o Rio de Janeiro, se localiza o lavandário de Cunha.
As flores de lavanda florescem o ano todo. São cerca de 30 mil pés plantados, onde 10 mil em floração.
No Lavandário você pode ver sempre plantas podadas, plantas começando a florir e plantas em fase de poda, além das novas mudas recém plantadas que estão em fase de desenvolvimento.
O lavandário é utilizado como centro de pesquisa, cultivo e preservação, além do uso da planta para fins comerciais, como a destilação da essência para casa e saúde, e o uso gastronômico.
O local é um recanto para quem quer um pouco de tranqüilidade e paz.
Ainda é possível provar chás, aproveitar de uma massagem relaxante e participar de Workshops que são divulgados na página http://www.lavandario.com.br/.
Alguns sites oferecem pacotes de viagens com hospedagem pela cidade.
Uma boa oportunidade para o final de semana.

sábado, 1 de outubro de 2016

Caixotes de Feira na Decoração

SustentArqui

Este material se tornou a inspiração para decoradores e arquitetos pela sua versatilidade. Com um pouco de criatividade é possível transformá-lo em qualquer objeto, desde cabeceira de cama até mesa de centro.
Veja algumas dicas interessantes do site SustentArqui.

Cuidados ao reaproveitar caixotes de feira na decoração
  • ANTES DE LEVAR PARA CASA: Recomendamos sempre limpar bem o material antes de levar para casa. Como são feitos de madeira de baixa qualidade, são ambientes propícios ao desenvolvimento de fungos e bactérias, escolha somente os que estiverem bem secos e faça uma higienização antes de colocá-los no seu lar. 
  • CUIDADOS: As caixas de feira costumam ter muitas farpas, é preciso ter cuidado ao transportá-las. Para removê-las tem que lixar bem toda a superfície. Logo é necessário aplicar algum produto contra praga, fungos e bactérias, hoje felizmente já existem alguns ecologicamente corretos 
  • SEGURANÇA: Se for utilizar em algo que levará peso, como uma estante, é bom reforçar a estrutura com parafusos, mas tenha cuidado para não rachar pois a madeira é frágil. Neste caso, escolha os mais fortes, dizem que os caixotes mais resistentes são os de transporte de laranjas.
  • SE FOR PINTAR: Escolha tintas livres de COV, ou com baixos níveis destes.

Confira 10 dicas para reutilizar caixotes de feira na decoração
  • Fruteiras com caixas de feira: Quase voltando a sua função original, as caixas podem ser pintadas ou apenas envernizadas e virar um ótimo móvel para guardar frutas e legume. 
SustentArqui

  • Pufes com caixotes de feira: Um caixote de feira com uma almofada em cima, simples e útil! Pode aproveitar como sapateira também
SustentArqui

  • Caixa de feira como mesa de cabeceira: Apenas com uma caixa de feira e um pouco de criatividade é possível fazer uma bela mesa de cabeceira.
SustentArqui

  • Estantes e prateleiras com caixotes de feira: Caixas de feiras empilhadas ou simplesmente fixadas na parede são ótimas para guardar livros e objetos de decoração. 
SustentArqui

  • Mesinhas de apoio feitas com caixas de feira 
SustentArqui

  • Como cachepô: Um cachepô é uma espécie de elemento decorativo que envolve os vasos de flores, plantas e ervas, um caixote de feira pintado ou rústico cumpre perfeitamente esta função. 
SustentArqui

  • Caixotes de feira no banheiro: Por ser um ambiente úmido é preciso atenção redobrada. Mas tomando os cuidados que citamos acima, os caixotes podem ser ótimos para guardar toalhas e enfeitar o banheiro 
SustentArqui

  • Na cozinha: Também é preciso atenção redobrada neste ambiente, mas bem cuidadas as caixas servem como armários bem úteis na cozinha. 
SustentArqui

  • Caixas de feira iluminadas: Como luminárias ou nichos iluminados, as caixas podem ser o destaque da iluminação do ambiente
SustentArqui

  • Decoração com caixotes de feira em espaços comerciais: Quem pensa que reutilizar caixotes de feira na decoração é só para casa? Tem várias lojas e restaurantes pelo mundo adotando esta prática sustentável! 
SustentArqui


Fonte: http://sustentarqui.com.br/dicas/caixotes-de-feira-na-decoracao/