domingo, 29 de outubro de 2017

O Dia de Los Muertos


Diferente do que acontece em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, o Dia dos Mortos no México não é um feriado melancólico, associado a tristeza. Tradição milenar, de 31 de outubro a 2 de novembro, os mexicanos gostam de reunir amigos e família para lembrar com carinho de seus antepassados.

O motivo de festejarem é porque acreditam que uma vez por ano os mortos recebem uma permissão celestial para visitar entes queridos. Então, nesse dia é importante ser recebido com muita alegria e com coisas que gostavam em vida para aproveitar a passagem. Segundo a tradição popular, o primeiro dia de visitação é das crianças, chamado de Dia dos Santos Inocentes. Nos outros dias é a vez dos mortos adultos.

Declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, essa é uma das festas mexicanas mais animadas – celebrada com festas, comidas, homenagens e músicas, tudo isso atrelado a simpáticas caveirinhas.

Festivais e concursos culturais como desenhos, fotografias ou até mesmo competição gastronômica para ver quem faz o melhor pão de morto (quitute típico do Dia dos Mortos), acontecem em várias partes do país nessa época. Além disso, nas festas há concursos de fantasias para eleger a melhor fantasia de “La Catrina” a mais famosa representante da data.

Os principais elementos que caracterizam o Dia dos Mortos são o tradicional pão de morto, as velas, caveiras de açúcar, doces de abóbora, frutas, água, mescal ou tequila, um prato com sal, bem como uma cruz que assinala os quatro pontos cardinais para que a alma possa encontrar o caminho de volta para o mundo dos mortos.

Como surgiu La Catrina


Na era pré-hispânica, a celebração ocorria durante todo o nono mês do calendário asteca (por volta de agosto). Nesta época, conservar crânios para exibi-los como troféus durante os rituais era uma prática muito comum. A principal personalidade da festa era a deusa comumente chamada de “Dama da Morte”, que posteriormente foi relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada.


Construindo um altar


Montar um altar colorido, com velas, imagens, bebidas e comida é uma das formas que os mexicanos usam para homenagear os mortos. É importante ter representação dos quatro elementos da natureza. O vento, por exemplo, é representado pela decoração com papéis e imagens que, ao se movimentarem devido ao “vento”, simbolizam a passagem dos mortos pelo local. Já a água é colocada em um recipiente para que as almas matem sua sede após percorrer um longo caminho até chegar ao altar. As frutas representam a terra, e são deixadas no altar para saciar a fome das almas com o aroma. O fogo vem representado pelas velas – cada uma que é acendida representa uma alma que foi lembrada.

sábado, 21 de outubro de 2017

Os benefícios do Yoga

Uma vida mais saudável e equilibrada requer mudanças de hábito, assim como praticar atividades físicas regularmente e se alimentar de forma saudável. Mas, quando a busca pela harmonia em todos os aspectos da vida torna-se uma prática e filosofia, é possível ir além de simples mudanças e viver em sintonia com propósitos baseados em cuidados com a saúde e o bem-estar. Entre essas filosofias e práticas, destaca-se o yoga: um estado de consciência mais leve, pleno e atento, que engloba todos os aspectos da vida – o corpo, a mente e as emoções.

Segundo a yogaterapeuta Tuane Abreu, na filosofia do yoga existem práticas que trabalham as posturas corporais, o direcionamento da atenção e da concentração, além de músicas que ajudam a focar e acalmar. Mas não é só isso. “A verdade é que você realiza yoga na convivência com as pessoas, na maneira que você conduz os seus relacionamentos afetivos, no trabalho, com os amigos, na forma como você se alimenta. É tudo relacionado à maneira como você encara a vida. Essa é a filosofia,” explica.

Ao contrário do que muitos pensam o yoga não é considerado uma atividade física, mas uma prática mental, realizada a partir do corpo físico. “Qualquer prática do yoga vai estimular e mudar o corpo, mas não como uma atividade física. O trabalho corporal existe porque é um corpo firme que sustenta uma mente firme, uma vez que o objetivo do yoga é a mente,” complementa Tuane.

A prática do yoga é milenar e teve origem na Índia, dentro da religião que conhecemos como Hinduísmo, apesar disso o yoga não é considerado uma religião. O objetivo é a busca pelo equilíbrio em todas as áreas da vida através de práticas como as asanas, que são as posturas corporais, os pranayamas, que são as técnicas de respiração que ajudam a direcionar a atenção e a concentração, os mantras, que são as canções que ajudam a manter o foco e a acalmar a mente, entre outras práticas que também ajudam a disciplinar a mente e os sentidos.

No ocidente, o estilo mais popular é o Hatha Yoga, que trabalha mais as posturas corporais. Existem várias linhas e algumas são ramificações do Hatha. “A base filosófica é a mesma, o direcionamento também, o que diferencia uma da outra é a forma como são executadas. Existem práticas de yoga, por exemplo, que não trabalham com as asanas”, explica a yogaterapeuta. “Por isso, pra quem quer iniciar, é recomendável fazer aulas experimentais e ver qual estilo combina melhor com o seu ritmo e com aquilo que se procura no momento”.

De acordo com Tuane, o yoga é uma prática para qualquer pessoa, em qualquer idade, pois existem adaptações para cada faixa etária. “Para crianças, por exemplo, a prática tem que ser mais lúdica e para os adultos, mais vigorosa. Já para gestantes e pessoas com idade mais avançada é preciso ser mais leve, assim como para quem possui alguma deficiência e precisa de uma adaptação”, finaliza a yogaterapeuta.


Os melhores canais do Youtube para malhar

Falta de tempo, frio, chuva, preguiça, orçamento apertado… São diversos os motivos que as pessoas encontram para não ir à academia. Mas nada disso precisa ser desculpa para deixar de se exercitar. Se o clima não ajudar ou faltar dinheiro para a academia, os canais do Youtube para malhar podem ajudar muito a manter a forma.

A rede social engloba canais para todos os gostos e objetivos. Como a qualidade de vida está cada vez mais em pauta, não faltam vídeos que ajudam a ter uma vida mais ativa. A grande vantagem é que é possível se exercitar em qualquer lugar, no tempo que tiver, e deixar a vergonha de lado. Vale dançar, fazer exercícios aeróbicos e o que mais combinar com o seu estilo.
Pensando nisso, fizemos uma seleção de canais do Youtube para malhar, para você colocar na sua pasta de favoritos e começar a se mexer agora mesmo. Confira.

Exercícios em Casa 

Com mais de 1 milhão de seguidores, o canal tem a proposta de ser uma academia online. Por lá, há treinos completos de hiit, yoga, pilates, ginástica, alongamento, treinamento funcional, balé fitness, musculação, ritmos, danças, coreografias, ganho de massa muscular, hipertrofia, treinamento intervalado de alta intensidade e ginástica localizada. Há ainda treinos específicos para glúteos, perna, abdomen, emagrecimento, definição de músculos, entre outros. Cada vídeo informa a duração do exercício, nível de intensidade e o gasto calórico aproximado.

Daniel Saboya

Os mais de 7 milhões de assinantes do canal acompanham os vídeos postados pelo professor de educação física e de dança Daniel Saboya. A ideia é ensinar passo a passo de coreografias simples, que mesmo iniciantes consigam acompanhar e eliminar algumas calorias, enquanto se divertem dançando.

Be Fit

O canal norte-americano oferece exercícios de alta qualidade realizados por treinadores internacionalmente conhecidos, como Jane Fonda, Denise Austin, Billy Blanks Jr., Scott Herman, entre outros. Há vídeo-aulas de pilates, dança, ioga, ginástica localizada e exercícios aeróbicos.

Lore Improta

Com quase 1 milhão de assinantes no seu canal, a bailarina do Faustão Lorena Improta ensina o passo a passo de coreografias de músicas atuais, que estão fazendo sucesso nas rádios brasileiras, como as de Anitta e Cláudia Leitte, entre outros.

Blog da Mimis

Após perder mais de 30 quilos, a artista visual e escritora Michelle Franzoni criou o canal para mostrar sua rotina de exercícios, compartilhar receitas saudáveis e mostrar sua filosofia de vida baseada em ser mais saudável.

FitDance

O FitDance é uma empresa que ensina coreografias famosas, com uma metodologia dinâmica e divertida. Por todo o país há instrutores da companhia e o canal no Youtube é um dos mais famosos do país, com mais de 5 milhões de assinantes. Alguns vídeos contam com participações dos intérpretes das músicas, como Pabllo Vittar.

Com essa lista de canais, não tem mais desculpa agora para ficar jogado no sofá sem se exercitar. Deixe o sedentarismo de lado e mexa-se!

Bom humor: Saiba como aumentar a serotonina naturalmente

Desânimo, mau humor, irritabilidade, insônia. São fatores que afetam a nossa rotina, as pessoas ao nosso redor e podem até desencadear doenças como a depressão. Tudo isso pode ser um sinal de que o organismo tem carência de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Embora seja produzida em nosso cérebro, quase a totalidade da serotonina é enviada para o resto do corpo, como sistema digestivo e plaquetas. Quando sua produção está baixa, diversas funções psicológicas e corporais podem ser afetadas e o bom humor pode desaparecer.

A melhor forma de garantir o bom humor é aumentar a produção desse neurotransmissor tão importante. Contribuir para isso é muito mais fácil e natural do que parece. Saiba como.

Faça meditação

Estudos mostram que pessoas que meditam produzem mais serotonina e, em contrapartida, o organismo inibe a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse. Por isso, esse hábito também é um importante antidepressivo e aliado de quem sofre de ansiedade e estresse.

Consuma carboidratos

Já percebeu que pessoas com humor alterado costumam consumir mais doces? Isso acontece porque os níveis de serotonina estão baixos. Por essa razão, é importante ingerir carboidratos, que são fontes de triptofano, um aminoácido importante para o humor. No cérebro, esse componente ajuda na produção de serotonina.

Pratique exercícios

É consenso geral que a prática de atividades físicas aumenta a disposição e atua como um antidepressivo natural. Essa é uma das formas mais saudáveis para aumentar a produção de serotonina, além de proteger o nosso sistema cardiovascular, entre tantos outros benefícios.

Tenha momentos de lazer

Em um mundo que traz cada vez mais compromissos e situações estressantes, é essencial dedicar um tempo para fazer atividades que dão prazer. Separe tempo para a família, viaje, leia, passeie e faça tudo o que contribua para uma boa qualidade de vida. Tente sempre manter o pensamento positivo. Afinal, nada mais verdadeiro do que a famosa frase “mente sã, corpo são”.

Tome sol

A vitamina D é um importante nutriente para a produção de serotonina e é sintetizada no organismo com a ajuda da luz solar. Há, inclusive, pessoas que sofrem de um tipo de depressão sazonal, que as acomete nos meses mais frios. Mas tenha moderação ao se expor ao sol: faça isso sempre antes das 10h e depois das 16h.

Consuma vitamina B

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

Ouça música

É outra atividade que inibe a produção de cortisol. Vale dançar ao som daquela música que traz alegria e boas energias. Se a ideia é acalmar o corpo e a mente, canções mais lentas ajudam a relaxar e agem como um calmante, inclusive para quem sofre de insônia.

Invista em magnésio

Outro nutriente importante para equilibrar a produção de serotonina e que ainda ajuda a regular a função nervosa. Alguns alimentos fontes desse mineral são folhas verdes escuras, peixes, banana e feijão.

Fonte: Jasmine

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Duplo ataque contra pele do corpo ressecada Esfoliação + hidratação

Essa dupla precisa sempre andar junta. A esfoliação elimina as células mortas e deixa as curvas macias. 
Mas, em seguida, é preciso hidratar. “A camada de proteção natural da pele, chamada de manto hidro lipídico, é um filme superficial composto por uma parte aquosa produzida pelas glândulas sudoríparas e outra parte oleosa, composta pelas glândulas sebáceas. Ela tem ação fungicida e bactericida. Toda vez que está hidratação natural é comprometida, as defesas naturais e todo o metabolismo da pele fica alterado, comprometendo inclusive a própria produção de fibras de sustentação como o colágeno, elastina, fibras elásticas e ácido hialurônico”, diz Fabiola.

Ativos power

“Os principais ativos indicados para combater a desidratação são a ureia, o ácido hialurônico, a manteiga de karité, o colágeno, a vitamina E o óleo de semente de uva”, conta Fabiola Fortunato.

Imãs de água

Já ouviu falar de higroscopia? É o mecanismo que alguns cosméticos apresentam por conter princípios ativos com propriedade química de atrair moléculas de água, retendo a umidade na epiderme (camada superficial da pele). Pois esse é um dos segredos para manter sua pele hidratada. Procure por ácido hialurônico, o capitão desse time.

Time da oclusão

Outra manobra que pode ajudar é a oclusão. “Alguns ativos formam um filme na superfície da epiderme, impedindo a perda de água para o ambiente. Estamos falando dos óleos (amêndoa, semente de uva, girassol) e as manteigas (de karité)”, finaliza ela.

Fonte: Oui belle

5 mitos e verdades sobre óleo corporal

1. Ele deixa a ele oleosa
MITO Dizer que o óleo deixa a pele oleosa é um mito. Isso acontece só se você não usar o produto de maneira correta. “Para que isso não aconteça, retire todo o acúmulo do produto no banho, enxaguando bem”, ensina a especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta. Suas curvas vão ficar hidratadas e aveludadas, porque o óleo ajuda a reduzir a perda de água da pele.

2. Ele hidrata a pele
VERDADE “Os óleos corporais mantêm a pele sempre hidratada porque, depois de aplicados, formam uma película que evita o ressecamento”, DIZ NATHALIA. “Nas peles mais ressecadas, pode-se aplicar um creme após o banho para potencializar na hidratação”, aconselha.

3. Ele deixa resíduos
MITO Para que você não manche a toalha ou a roupa que for colocar, retire todo o óleo da pele após a aplicação. “Você deve eliminar todo o resíduo antes de sair do boxe.”

4. Ele rejuvenesce
VERDADE Os óleos são ricos em diferentes vitaminas e nutrientes que ajudam a preservar a juventude. “Esses benefícios vão desde a formação de colágeno, até o poder antioxidante”, fala Nathalia Carravetta.

5. Ele pode ser usado em qualquer tipo de pele
VERDADE Os óleos podem ser usados em peles oleosas, mistas ou ressecadas. “Eles não influenciam na produção de cravos e espinhas e, se você ficar com medo de usá-lo por causa da oleosidade, vale pular certas regiões, como rosto, costas, colo e tórax”, indica a especialista.

Fonte: Oui Belle

Truques de beleza para quem não tem tempo

Entregamos truques de beleza para quem não tem tempo. Afinal, quem às vezes não sente preguiça de a passar horas na frente do espelho?
O despertador tocou e você quer ficar mais de cinco minutinhos na cama? Não tem problema! Aqui vão truques de beleza para quem não tem tempo — ou quer gastá-lo longe do espelho.

Aposte no coque alto

Falta de tempo é quase sinônimo de inimizade com os fios. Parece que eles sentem quando você vai se atrasar, e resolvem acordar em um “bad hair day”. A consultora de estilo Daniela Fiszpan sugere apostar em um coque alto e despretensioso, mas cheio de estilo. “O penteado é curinga e cai bem em todos os momentos”, fala. Você só precisa de alguns grampos à mão. “Quem tiver pouco volume – ou habilidade – pode apostar no Donut Bun, a rosquinha de cabelo. As rosquinhas são superpráticas! “Basta fazer um rabo de cavalo e enrolar o cabelo para dentro do donut até formar um coque”, ensina.

Hidratação no chuveiro

Para quem toma banho correndo, mas sofre com a pele ressecada, a dica é apostar em óleos corporais durante a ducha. “Eles mantêm a pele sempre hidratada pois formam uma película que evita o ressecamento”, fala a expert em aromas Nathalia Carravetta. “Além disso, são democráticos e podem ser usados em todos os tipos de pele”, garante.


Olhar sempre matador

“Os cílios levantam o olhar e deixam a sensação de olhos maiores e mais despertos”, garante a extensionista de cílios da Mylash, Carina Arruda. Para quem dormiu pouco e acordou com os olhos pequenos e as pálpebras inchadas, a dica é apostar em uma máscara de volume. Ou em uma extensão de cílios com efeito natural. “A extensão clássica é indicada para quem quer destacar o olhar e não ter trabalho.” Você não vai precisar gastar tempo passando várias camadas de máscara de cílios. A manutenção pode ser feita em até 4 semanas.


Tratamentos noturnos

Vale apostar nas máscaras de hidratação noturna que age nos fios enquanto você dorme. Segundo o hair stylist Alexandre Villa Verde, da Esmell Leblon, elas são aliadas de fios macios, brilhantes e sem frizz pela manhã. “Aconselho aplicar a quantidade equivalente a uma moeda de um real nas mãos e espalhar do comprimento às pontas.” A vantagem é que, por agir a noite inteira, tem efeito turbinado e é indicada para cabelos bem ressecados.

Fonte: Oui Belle

5 cheiros que emagrecem

Já ouviu falar nos 5 cheiros que emagrecem? Atire a primeira fita métrica quem não quer perder uns centímetros ali, uns quilinhos aqui… Pois, dizem os especialistas, alguns aromas são capazes de ajudar a encarar a dieta de uma maneira menos estressante. Eles ajudam a estimular os sentidos, pois agem no sistema nervoso diminuindo a ansiedade e o impulso de comer.

Anote os 5 cheiros que emagrecem:

1. Bergamota

“Essa essência refrescante ameniza os distúrbios de ansiedade”, fala a especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta. Para quem sofre com esse sintoma, a dica é pingar algumas gotas do óleo essencial em um lenço e levar na bolsa. “O aroma ajuda a acalmar, pois ameniza as oscilações de humor. O óleo essencial combate a celulite e estimula o sistema linfático além de reduzir o peso, já que age no estresse emocional – vilão das dietas.”

2. Lavanda

Indicado para quem tem altos níveis de stress, é ideal para quem sofre com insônia, pois tem efeito relaxante. “O seu óleo essencial diminui os níveis de cortisol, hormônio responsável por aumentar os níveis de gordura no corpo”, fala Nathalia. Você pode pingar algumas gotas em um lenço limpo ou na fronha do travesseiro, para uma noite de sono tranquila. Outra opção é pingar algumas gotas durante o banho quente, para inalar o vapor.

3. Limão

O óleo essencial dessa fruta ajuda a acelerar o metabolismo e permite que o corpo acelere a queima de calorias e gordura. Além disso, tem ação desintoxicante e combate a má circulação sanguínea, ajudando a aumentar os níveis de energia corporal. “Por equilibrar o metabolismo, age no controle do apetite e auxilia na perda de peso”, diz ela. A dica é fazer uma massagem diária com o óleo essencial ou pingar algumas gotas da essência em um lenço e inalar antes das refeições para reduzir o apetite.

 4. Canela

Além de melhorar a circulação e digestão, desintoxica o corpo, estimula o sistema imunológico e aumenta a libido. “Ele também é responsável por inibir o apetite e aquela vontade de comer por impulso”, comenta Nathalia. A dica é usar o óleo essencial no controle da perda de peso, inalando algumas gotas em um lenço antes das refeições ou adicionar uma ou duas gotas do óleo em um copo de água morna e mel, para beber antes de uma refeição ou de dormir.

5. Sândalo

Esse óleo essencial está entre os 5 cheiros que emagrecem. Ele tem propriedades relaxantes que ajudam a controlar a ansiedade, principalmente na hora da comida. “Isso auxilia no controle do peso já que elimina aquela fome emocional.” Ele pode ser inalado por vapor, diluindo o uma gota de óleo essencial de sândalo em uma mistura de uma gota de óleo veicular, tal como o óleo de coco.

Fonte: Oui Belle

sábado, 2 de setembro de 2017

Banho de floresta e seus benefícios para nossa saúde

Basta uma pequena caminhada em meio à natureza para se ter certeza do bem estar que ela nos traz, ao ponto que muitas vezes temos a impressão de que andar entre árvores, plantas e animais pode melhorar até mesmo nossa saúde. Pois estudos comprovam que não se trata de mera impressão: o contato com a natureza de fato faz bem à saúde. Não é por acaso que no Japão foi desenvolvido o shinrin-yoku, um “banho de floresta” que pode nos trazer benefícios físicos e mentais.

Desenvolvido no início dos anos 1980, o banho de floresta pode ser praticado de diversas maneiras, sempre, no entanto, rodeado pela natureza e entrando em contato com o estado que a floresta nos traz. Pode-se simplesmente caminhar sem rumo ou pressa, se sentar e observar as nuances e detalhes das plantas e árvores de forma geral (respirando profundamente o bom ar limpo que a floresta oferece), tudo em um certo tom de meditação. Tocar as plantas, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas – tudo isso faz parte do banho.

Tal prática pode ser realizada dentro das cidades, em parques ou nos jardins botânicos, contanto que o usuário permita-se mudar sua velocidade, sua ansiedade, e busque expandir o olhar e as sensações em comunhão com a natureza. Recomenda-se praticar o shinrin-yoku sozinho, e sem estar em posse de qualquer equipamento eletrônico.
Estudos realizados desde o início das práticas comprovam que os “banhos” diminuem o cortisol (hormônio causador do estresse), reduzem a pressão arterial, melhoram a concentração, a imunidade, fortalecem o metabolismo e elevam o bem-estar emocional.

A ideia do banho não se dá, no entanto. somente pelo benefício direto de nossa saúde, mas também para aumentar nosso contato com a natureza, e a conscientização da importância de tal relação. No mais, o simples fato de se poder tirar umas férias da floresta de concreto das cidades grandes, e do ritmo inclemente da vida moderna, mesmo que somente por uma tarde, já é o suficiente para melhorar nossa saúde.


Fonte: Hypeness

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Usando cubos de gelo na rotina de beleza


Truque de beleza que dá para fazer em casa sem nenhum esforço, multiuso e com custo zero? Parece bom demais para ser verdade, mas cubos de gelo podem sim fazer maravilhas pela sua rotina de beleza! Como já se pode imaginar, refrescar a pele é uma das propriedades que podemos esperar, mas o gelo também serve para muitas outras coisas, como…
  • Diminuir a vermelhidão de uma espinha: o gelo reduz a inflamação e também pode aliviar a dor que vem junto com aquela acne mais feia. Coloque o gelo em um saquinho ziplock (uma toalha pode machucar peles mais delicadas), segure por 10 minutos e pronto! Ah! Se tiver alguma região do rosto com vermelhidão, independente da espinha, o gelo funciona para amenizar também!
  • Aliviar olheiras: aproveite esse efeito calmante do gelo para diminuir aquele inchaço que aparece frequentemente pela manhã, ou depois de hoooras de trabalho em frente ao computador! Enrole o gelo em uma toalha e deixe sobre a região dos olhos enquanto descansa.
  • Fechar poros: a água gelada faz com que os indesejados “pontinhos” diminuam , além de reduzir a produção de óleo da pele. Enrole dois cubos em uma toalha macia e massageie no rosto até que os gelos tenham derretido.
  • Vale como primer: pelo motivo do tópico anterior, o gelo também quebra um galho na hora de fazer a maquiagem durar mais! Melhor ainda se esse uso for aliado a um primer convencional, o resultado é uma pele fresca e com maciez extra!
  • Auxilia na depilação: sabe aquele corte chato que você fez porque usou uma lâmina correndo? Limpe a região com água e pressione um cubo de gelo nela por 1 ou 2 minutos. Isso vai diminuir os vasinhos de sangue e então desacelerar o sangramento. Por outro lado, nada de passar o gelo na pele antes da depilação com cera, como algumas pessoas indicam: como fecha os poros, vai ficar mais difícil de arrancar os pelos, e aí vai doer, fia!
  • Tipo spa: para potencializar o “tratamento” com gelo, congele cubos com fatias de pepino ou feitos de chá preto, dois ingredientes famosos pelo combate ao cansaço na área dos olhos. Tente também com suco de laranja, que vai lhe dar uma boa dose de antioxidantes.


Fácil e curioso, né?
Antes de sair se jogando em um balde de gelo, lembre-se de sempre envolver os gelos em um saquinho plástico ou toalha macia. Não use mais do que dois gelos de uma só vez, e vá sempre sentindo sua sensibilidade ao frio, fazendo movimentos suaves para não agredir a pele.

Aromatização de Ambientes: Aromas perfeitos para cada momento

Alecrim, menta piperita, erva doce são essências mais frescas, com traços de ervas, ideais para os afazeres do dia-a-dia. É bom evitá-las durante a noite, pois geralmente são estimulantes e podem atrapalhar o sono. “Falando em dormir, no quarto prefira sempre os florais, como lavanda e vanila (baunilha)”, recomendamos. Na contramão do descanso, se você precisa de foco e concentração, escolha aromatizadores com capim-limão: são ótimos para estudar, limpar a mente e relaxam sem dar sono. Para o âmbito profissional, “se você tem um ambiente de trabalho estressante, experimente um aroma de lavanda. Os resultados são incríveis".

O amor está no ar


Você já ouviu falar de temperos afrodisíacos, não é? Bom, se você não tem harmonia com as panelas, tudo bem, sua vida amorosa não está perdida! “Algumas essências são consideradas afrodisíacas, específicas para ajudar nos momentos íntimos. Há as energizantes, como cravo, canela e pimenta negra, que despertam, principalmente, os sentidos masculinos, e as mais florais, que ajudam as mulheres na intimidade por serem mais relaxantes, como Ylang-Ylang”.

Choque de cheiros


Cuidado com a mistura de perfumes! Se for usar um bom aromatizador, evite produtos de limpeza com odores fortes. Dê preferência aos mais alcoólicos, que evaporam rápido e evite os oleosos. Dica: nada de colocar o desinfetante dentro do vaso sanitário após a limpeza, deixe apenas o aromatizador trabalhar.

Aromatização de Ambientes


Você conhece alguém que seja lembrado só pelo perfume que usa? Ou uma loja que tenha aquele mesmo cheirinho bom há anos? O olfato é um dos sentidos mais apurados. Ele sinaliza comidas, pessoas e de um tempo pra cá, ganhou força também para os ambientes. Os aromatizadores caíram no gosto (ou seria cheiro?) das pessoas, e não só perfumam, como decoram da sua casa ao seu carro. 

Se você ainda precisa de mais motivos para aderir a esses produtos, explicamos: “os aromatizadores são essenciais para uma harmonização dos ambientes. Como aromaterapeuta, sempre vejo os resultados positivos de sua aplicação. Eles podem ser usados em casa, no trabalho, e são ótimos em ambientes comerciais: o cliente imediatamente se identifica com o lugar através do cheiro. Funciona como uma marca!”. E os benefícios não param por aí, já que as fragrâncias conseguem chegar a lugares mais profundos do que imaginamos. “Quando começamos a usar os aromas, rapidamente nos tornamos adeptos, pois sentimos os efeitos na nossa mente. O ambiente muda, fica mais agradável e prazeroso. Somos guiados pelos nossos sentidos, interagimos com o espaço através deles e nada melhor do que um cheirinho gostoso para nos refugiarmos. São coisas simples que nos ajudam a melhorar o agito deste mundão”, complementa.

A ação dos aromas é abrangente e atinge níveis profundos do ser, o mental e também o emocional. O sentido do olfato tem a capacidade de te transportar para diversos estados de ânimo. É possível comprovar isso quando ao deparar com um aroma  antigo, que está conectado a uma emoção forte vivida no passado e já impressa na memória. O corpo rapidamente responde ao cheiro trazendo emoções. Um exemplo? O cheiro daquele bolo da vovó de todas as tardes, uma memória olfativa gostosa e positiva.

O Empório Santre tem uma linha de aromatizadores para deixar sua casa ainda mais aconchegante. Conheça nossos produtos acessando nossa página no facebook.

domingo, 25 de junho de 2017

Não tomar sol diminui expectativa de vida tanto quanto fumar

Que tomar muito sol, nos horários errados e sem proteção causa danos à pele e câncer é algo muito falado. Mas você sabia que evitar totalmente o astro rei também é ruim para a saúde?
Pesquisadores do Hospital Universitário de  Karolinska, na Suécia, afirmam que quem toma mais sol  tem menor riscos de sofrer com problemas cardiovasculares e doenças crônicas como diabetes ou esclerose.
A intenção era entender as diferenças entre as principais causas de morte de acordo com o grau de exposição solar, para isso foram acompanhadas quase 30 mil mulheres, entre 25 e 64 anos, por 20 anos.
A expectativa de vida das pessoas que não tinham o hábito de tomar sol era de 6 meses até 2 anos menor do que aquelas do grupo com maior exposição.
As não fumantes que evitavam a luz solar tinham uma expectativa de vida semelhante às fumantes do grupo mais exposto ao sol, indicando que evitar a exposição ao sol é um fator de risco para a morte de uma magnitude similar ao tabagismo, segundo publicação da National Center for Biotechnology Information (Centro Nacional de  Informação de Biotecnologia), dos Estados Unidos.
Porém, a pesquisa apontou que a exposição exagerada aumentou o risco de câncer de pele. Ainda assim, o autor do estudo Dr. Pelle Lindqvist diz que tomar sol está entre os bons hábitos para a saúde, o importante é fazê-lo com cuidado.

Como tirar proveito do sol de forma saudável?

A Vitamina D pode ser encontrada em alimentos de origem animal ou suplementos, porém a principal fonte é o Sol.
Ela faz bem para ossos, coração, prevenção e controle de diabetes e músculos, entre outros benefícios.
Como sua deficiência faz mal à saúde, os médicos recomendam suplementos para quem apresentas taxas reduzidas da vitamina em exames.
Mas a forma mais natural, gratuita, rápida e fácil de manter os níveis de vitamina D é tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia. Quanto mais partes do corpo estiverem expostas, melhor, pois a absorção é proporcional ao tanto de pele que recebe a luz solar.
Durante esse pequeno espaço de tempo é importante não passar protetor, pois mesmo o fator 8 já inibe quase 95% a retenção da vitamina, qualquer fator mais que esse diminui pra zero a absorção.
Mas é importante estar atento ao tempo, se após 20 minutos você for continuar sob o sol, aí é importante passar o protetor.

domingo, 4 de junho de 2017

Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festa anual celebrada na Roma antiga em honra a deusa Juno e ao deus Pan. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

Celebração em alguns países do mundo


Estados Unidos – A comemoração acontece em 14 de fevereiro. As lojas se abastecem de cartões, flores e chocolates. O envio de cartões entre amigos e casais de namorados é uma forte tradição.

Itália - Os casais comemoram o dia de São Valetim com banquetes. Acontece troca de presentes, como flores, cartões e chocolates.

Reino Unido - Acontece troca presentes, entre eles chaves e fechaduras em formato de coração. Chocolates e cartões também são campeões de venda.

Japão - A data é comemorada desde 1936. Pelos costumes japoneses, as mulheres devem declarar o seu amor aos companheiros, entregando a eles chocolates. Ainda existem japoneses que se negam a comemorar o Dia dos Namorados.

Fonte: Wikipedia

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cuidados com a pele no inverno


Frio é sinônimo de clima mais seco, com baixa umidade do ar. Essa combinação pode acabar ressecando a pele e deixando um aspecto mais craquelado nas extremidades, como cotovelos, por exemplo, além de tirar o brilho natural e saudável do rosto. Mas a temporada da elegância não combina com corpo maltratado. Por isso, listamos cinco cuidados com a pele para que você viva o inverno linda, com a flexibilidade e a elasticidade merecida, prevenindo o envelhecimento.

Temperatura do chuveiro
Não abuse de banhos muito quentes e demorados, eles também fazem com que a pele fique mais ressecada, o que vai piorar a ação do frio.

Hidrate sempre!
Use cremes hidratantes, de preferência logo após o banho. Dê atenção a partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Use também produtos específicos para o rosto.

Xô, ar-condicionado
Ele é mais habitualmente usado no verão, mas muitas vezes também usamos no tempo frio no trabalho ou no carro. Evite o máximo que puder, já que ele rouba água do corpo e também resseca.

Umidade do ar
Como dissemos, o tempo seco é o grande vilão dessa história toda. Para manter o ambiente mais úmido, uma bacia com água pode ser usada no lugar de um vaporizador.

Água, água, água!
Aquela história dos dois litros de água diariamente não é indicação para o verão, é para todas as estações. No inverno, a água também ajuda a hidratar e evitar todos esses problemas causados pela baixa temperatura.

A Empório Santre desenvolveu uma linha Spa que permite que você cuide de sua pele de forma completa. Experimente!!!

Os Benefícios da Esfoliação Corporal

A pele produz novas células a cada minuto, constantemente ela se regenera. As células velhas morrem e são eliminadas naturalmente, mas ficam as impurezas.
Estas células se descamam e se não forem removidas não é possível ter uma regeneração adequada e quando são aplicados cosméticos sobre ela, se torna muito prejudicial. Deve-se, portanto, fazer uma esfoliação que traz muitos benefícios, que é uma limpeza profunda, porém suave e que vai dar à pele uma enorme renovada.

Existem muitos produtos específicos para esfoliar tanto a face como o corpo. Quando se aplica um produto esfoliante com massagens suaves, se está prevenindo o envelhecimento da pele, ativando a circulação, desintoxicando a pele e removendo as células mortas.

Estes produtos esfoliantes podem ser em gel ou em creme, e possuem pequenos grânulos que, quando são aplicados na pele úmida, tornam a limpeza mais fácil. O seu principal benefício é retirar as células mortas, porém suaviza e revitaliza a pele.

Dentro da sua composição, têm elementos suavizantes e emolientes. Eles também podem ser usados nos quadris, barriga, braços e pernas e nas nádegas. É recomendado o uso mais frequente em áreas que são mais ásperas e ressecadas.

Alguns destes esfoliantes contêm saponáceos na sua composição, podendo ser utilizado durante o banho, e são facilmente removidos com água. Deve ser usado duas vezes por semana, dependendo do tipo de pele que você tem, por causa de ser altamente abrasivo.

Esfoliação passo a passo

Os especialistas sugerem que, para alcançar excelentes resultados, a esfoliação deve ter três etapas:
  1. Limpar a pele antes de ser esfoliada.
  2. Faz-se a esfoliação propriamente dita.
  3. Faz-se a hidratação.

Tenha em mente que, assim como existem muitos produtos esfoliantes no mercado, algumas pessoas recomendam fazê-lo da forma mais natural possível, utilizando produtos artesanais e naturais. Você pode usar diferentes frutas e óleos essenciais, os resultados que você obterá serão 100% eficazes.

A Empório Santre desenvolveu uma linha Spa Day que permite que você cuide de sua pele de forma completa. Experimente!!!

Cosméticos Artesanais


Hoje vamos falar sobre as diferenças entre cosméticos artesanais e industriais.
O cosmético artesanal é a evolução das receitinhas caseiras que todas nós algum dia já fizemos. 

Muitas pessoas confundem cosmética natural com a artesanal. Atualmente a indústria tem foco específico para esse tipo de cosmético fornecendo matérias primas para a elaboração dos produtos artesanais. 

O cosmético natural é aquele feito exclusivamente com ingredientes naturais. Seu preparo e uso precisam ser imediatos. Um bom exemplo é o esfoliante com farinha de aveia e mel.

A maior diferença entre o chamado cosmético artesanal e o industrial é a escala de produção e o prazo de validade. Um quesito muito importante na produção dos cosméticos artesanais é o critério de escolha da matéria prima, pois ela influencia diretamente na qualidade do produto final. 

É preciso muito cuidado nessa escolha. Obrigatoriamente a matéria prima utilizada possui em seu rótulo químico responsável pelo produto, número de registro na Anvisa e validade. Geralmente essa validade fica em torno de 2 anos a partir da data de fabricação. Para maior segurança do consumidor todos os sabonetes artesanais em barra tem validade de 6 meses a partir da data de fabricação. No caso da linha de banho (óleo corporal e creme hidratante por exemplo), a validade é de 1 ano. 

O motivo da diferença entre um tipo de produto e outro é que os que são embalados em frascos têm menos contanto com o ambiente e por isso maior durabilidade, diferente dos sabonetes que mesmo embalados em caixinhas não têm esse mesmo efeito.

Neste universo outra característica interessante é a personalização.
Muitas vezes compramos um creme hidratante por exemplo, gostamos da hidratação que ele proporciona mas não gostamos do aroma. O contrário também acontece muito, gostamos muito do aroma mas a hidratação deixa a desejar, por esse motivo nem voltamos a comprar o produto novamente. A personalização dos produtos é outro ponto que difere um produto artesanal de um industrializado. 

Com uma grande variedade de essências e extratos é possível encontrar a combinação aroma + hidratação que seja mais adequada e atenda a necessidade e preferência de cada pessoa.

Outro ponto forte são os sabonetes. Nem todos os sabonetes industrializados têm a função de hidratar em sua composição. Nos cosméticos artesanais essa função está presente na maioria dos produtos. 

Os extratos glicólicos têm essa função e podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. 

A Empório Santre trabalha somente com matérias primas de qualidade para trazer o que há de melhor para sua pele. Experimente!!!!

Sabonetes Artesanais x Industrializados

Muito se fala sobre sabonetes artesanais, alguns utilizam só porque ganharam de presente, outros acabam nem usando por achar muito bonito para uso, porém há um abismo que separa o artesanal do industrial, claro que, é válido apenas para aqueles que realmente utilizam bons ingredientes naturais, além da matéria prima de primeira.

Os sabonetes industriais como são feitos em grande escala utilizam em sua composição vários emulsificantes, estabilizantes e conservantes para garantir um prazo de validade maior.

Na sua produção é feito  mistura de óleos vegetais (ou sebos de animais como é mais comum encontrar) com o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido também como soda cáustica (mas neste caso precisa ser com 99% de pureza e não aquelas que se compram nos supermercados). Parece estranho e assustador para muitas pessoas saber que seu sabonete tem soda cáustica, mas não há perigo nenhum nisso, pois em contato com os óleos, a soda se modifica e perde sua ação corrosiva. 
Mesmo tendo em sua composição a glicerina, ela é utilizada em pequena quantidade, para os fabricantes acaba não sendo lucrativo, pois eleva o custo, na verdade o sabonete industrial é um detergente sintético. Vocês já devem ter percebido que após a utilização alguns ressecam, ou racham, salvam-se pouquíssimas marcas que não acontece isso. E é exatamente isso que ele faz com a sua pele, mesmo você não percebendo. 

Já o sabonete artesanal é feito com  glicerina pura que ajuda a manter a umidade natural da pele, hidratando-a. Além disso pode ser acrescentado na sua produção os extratos glicólicos que tem várias funções, cada extrato possuí suas características e propriedades como ação anti-age, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, coagulante, emoliente, energizante, hidratante, lubrificante, nutritiva, queratolítica e umectante, entre outras. Por não utilizar produtos sintéticos o sabonete artesanal tem o prazo de validade de 6 meses se conservado em local fresco e seco.

Infelizmente o preço de um sabonete artesanal não se compara com um industrial, quando este produzido com matérias primas de qualidade. 

Nós da Empório Santre buscamos as melhores matérias primas e produzimos nossos produtos com muito cuidado e carinho para você. Nosso objetivo é trazer o melhor para sua pele. Experimente!

domingo, 9 de abril de 2017

Embu das Artes - Arte ao vivo e cultura na rua

Em maio de 2011, 117 409 eleitores foram às urnas em Embu para decidir se a cidade adotaria o sobrenome “das Artes”, como já era conhecida informalmente. A mudança foi aprovada por 66,5% dos moradores e depois ratificada pela Assembleia Legislativa. Foi apenas a oficialização da alcunha que há anos já homenageava a principal vocação do município da Região Metropolitana, cerca de 30 minutos distante da capital.
A história volta alguns séculos para recontar sobre a inclinação artística do local, como é possível constatar numa visita ao Museu de Arte Sacra de Jesuítas. O prédio foi construído entre o fim do século XVII e início do XVIII para ser a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a residência dos padres da Companhia de Jesus. 
O acervo exposto foi quase todo produzido pelos próprios missionários.
Em 1969, artesãos se reuniram no largo da igreja para vender seus trabalhos. A feirinha cresceu, perdeu o diminutivo e hoje é um imã que atrai uma média de 15 000 turistas a cada fim de semana. Em um dia de sol, o número salta para até 30 000 visitantes nas ruelas do centro histórico. 
Aos domingos e feriados, quando a presença dos artistas cadastrados é obrigatória, são cerca de 800 expositores espalhados por ali, vendendo de tudo: tapetes, bijuterias, móveis, antiguidades, quadros. Uma lei municipal determina que 80% das autorizações sejam para residentes do município. Músicos, atores e poetas se somam à paisagem.
As lojas do centro oferecem também interessantes opções para quem procura objetos de decoração, mas é preciso disposição para garimpar bons preços. Para os que consideram a gastronomia uma arte, a oferta na cidade não decepciona.
Abaixo segue algumas sugestões para conhecer a cidade.

PASSEIOS


Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

Concluída no século 18 para ser a residência dos padres da Companhia de Jesus que catequizavam os índios na região, a construção onde também funcionava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário hoje abriga o acervo reunido (e a maioria, produzido) pelos jesuítas. Talhado em uma única peça de madeira, o Senhor Morto chama a atenção. O esquife, com leões que remetem à arte chinesa, foi confeccionado por missionária que realizaram trabalhos na Ásia. A entrada custa 8 reais (idosos, aposentados e menores de 7 anos não pagam). 
Endereço: Largo dos Jesuítas, 67, tel. (11) 4704-2654. 9h/12h e 13h/17h (fecha seg.).

Instituto Portucale

A coleção particular conta com cerca de 560 peças de cerâmica, a maioria portuguesa, dos séculos XVIII, XIX e XX. Expostas no jardim de uma chácara afastada alguns quilômetros do centro de Embu das Artes, compõem um cenário de tirar o fôlego. Garimpadas em lojas de antiguidades e até em caçambas de entulho, as esculturas são recuperadas em um ateliê montado ali mesmo. As visitas devem ser agendadas com antecedência. 
Endereço: Estrada Taji Takahashi, 785, tel. (11) 4704-4072/7681.

Parque do Lago Francisco Rizzo

A área verde, próxima ao centro histórico, de 217 000 metros quadrados, reúne famílias que levam seus filhos para brincar no playground ou então atletas de fim de semana que se exercitam na pista de cooper que circunda o lago que dá nome ao lugar. 
Endereço: Rua Alberto Giosa, 300, tel. (11) 4704-4710. 6h/21h.

Cidade das Abelhas

Distante do centro, numa área preservada da Mata Atlântica, o apiário tem museu, sala de palestras e playground, tudo dedicado às abelhas. Boa diversão para crianças. Ingressos a 25 reais (crianças com menos de três anos e pessoas acima de 60 anos também não pagam). 
Endereço: Estrada da Ressaca, km 7, tel. (11) 4703-6460. 8h30/17h (fecha seg.).


COMPRAS


Kravo e Cahnela

Sente-se o perfume das velas produzidas pela própria loja ainda da rua. As de canela (de 15 a 80 reais, dependendo do tamanho) são as mais procuradas, mas o local também vende essências e abajures feitos de parafina. 
Endereço: Rua Joaquim Santana, 49, tel. (11) 4258-1457. 9h30/17h30 (abre todos os dias).

Anos Dourados

Os móveis coloniais são a especialidade do lugar, antes uma marcenaria que se ocupava apenas da restauração. Tem pronta-entrega de cristaleiras, mesas e aparadores, mas também faz peças sob medida. 
Endereço: Largo 21 de abril, 183, tel. (11) 4704-1505. 11h/18h (sáb. e dom. 10h/18h; fecha seg.).

BBB Outlet

Quem busca preços baixos em Embu das Artes pode aproveitar para, além dos artesanatos, comprar algumas roupas. Esta loja, que promete descontos de até 80%, oferece peças de marcas famosas como Morena Rosa, M.Officer, Hering, entre outras. 
Endereço: Avenida Elias Yazbek, 1911, tel. (11) 4785-0090. 10h/18h30 (dom. 11h/17h) 

Empório São Jorge

As prateleiras são quase uma viagem a Minas Gerais: cachaças, doces, queijos, quase tudo vem do estado vizinho. Para quem tem paciência, barris de madeira (92 reais o de um litro, 188 reais o de cinco) podem ser levados para a aguardente envelhecer em carvalho ou amburana no quintal de casa. 
Endereço: Largo 21 de abril, 187, te. (11) 4781-6056. 10h/18h.

Tenda dos Tapetes

No fundo da loja ficam os tapetes de produção própria: os de tear e os de sisal, estes com possibilidade de serem feitos sob encomenda dos clientes. Ali também se encontram produtos persas, aos montes. 
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 25, tel. (11) 4704-6424. 9h/18h (fecha seg.).

Oficina da Cor

A galeria chama a atenção pelo colorido. Ali, os artistas plásticos Carlos Eduardo Mac Quillin, Clóvis Gomes e Fau Nasser expõem e vendem suas peças. Quadros de colegas convidados, muitos deles grafiteiros, preenchem as paredes. 
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 45, tel. 3433-1290. Sáb. e dom. 10h/18h.

Outlet Mega Mult

Na loja com artigos infantis, as peças podem ser compradas por peso (189,00 a 299,00 reais o quilo). Logo ao lado, num segundo endereço, os adultos também conseguem garimpar roupas por preços camaradas. 
Endereços: Avenida Elias Yazbek, 1783 (infantil) e Avenida Elias Yazbek, 1607 (adultos), tel. (11) 4241-5241 e (11) 4704-2390.

COMER E BEBER


Florbela

Andar pelas ruas históricas do centro de Embu das Artes em busca daquele objeto de decoração vai despertar sua fome. No Florbela, pode-se saborear um pedaço de bolo de laranja ou de mandioca (7 reais cada um) ou um cuca de maçã verde (12 reais). De quebra, é possível até levar para casa a mesa onde é servido. Ali é difícil apontar onde termina o café e começa a loja de móveis. 
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 64, tel. (11) 4704-3702. 10h/18h (fecha seg.).

Empório São Pedro

O chef Gui Manoel assina o cardápio de inspiração franco-italiana desse simpático restaurante numa viela do centro histórico. O confit de pato é acompanhado de ravióli de pera e gorgonzola (88 reais). As peças que decoram o lugar estão à venda, mas é preciso negociar. 
Endereço: Rua Siqueira Campos, 67, Viela das Lavadeiras, casa 42, tel. (11) 4781-2797. 12h/17h (fecha seg. e ter.). 

Se quiser maiores informações, acesse a página da cidade:

Fonte: Veja SP