segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cuidados com a pele no inverno


Frio é sinônimo de clima mais seco, com baixa umidade do ar. Essa combinação pode acabar ressecando a pele e deixando um aspecto mais craquelado nas extremidades, como cotovelos, por exemplo, além de tirar o brilho natural e saudável do rosto. Mas a temporada da elegância não combina com corpo maltratado. Por isso, listamos cinco cuidados com a pele para que você viva o inverno linda, com a flexibilidade e a elasticidade merecida, prevenindo o envelhecimento.

Temperatura do chuveiro
Não abuse de banhos muito quentes e demorados, eles também fazem com que a pele fique mais ressecada, o que vai piorar a ação do frio.

Hidrate sempre!
Use cremes hidratantes, de preferência logo após o banho. Dê atenção a partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Use também produtos específicos para o rosto.

Xô, ar-condicionado
Ele é mais habitualmente usado no verão, mas muitas vezes também usamos no tempo frio no trabalho ou no carro. Evite o máximo que puder, já que ele rouba água do corpo e também resseca.

Umidade do ar
Como dissemos, o tempo seco é o grande vilão dessa história toda. Para manter o ambiente mais úmido, uma bacia com água pode ser usada no lugar de um vaporizador.

Água, água, água!
Aquela história dos dois litros de água diariamente não é indicação para o verão, é para todas as estações. No inverno, a água também ajuda a hidratar e evitar todos esses problemas causados pela baixa temperatura.

A Empório Santre desenvolveu uma linha Spa que permite que você cuide de sua pele de forma completa. Experimente!!!

Os Benefícios da Esfoliação Corporal

A pele produz novas células a cada minuto, constantemente ela se regenera. As células velhas morrem e são eliminadas naturalmente, mas ficam as impurezas.
Estas células se descamam e se não forem removidas não é possível ter uma regeneração adequada e quando são aplicados cosméticos sobre ela, se torna muito prejudicial. Deve-se, portanto, fazer uma esfoliação que traz muitos benefícios, que é uma limpeza profunda, porém suave e que vai dar à pele uma enorme renovada.

Existem muitos produtos específicos para esfoliar tanto a face como o corpo. Quando se aplica um produto esfoliante com massagens suaves, se está prevenindo o envelhecimento da pele, ativando a circulação, desintoxicando a pele e removendo as células mortas.

Estes produtos esfoliantes podem ser em gel ou em creme, e possuem pequenos grânulos que, quando são aplicados na pele úmida, tornam a limpeza mais fácil. O seu principal benefício é retirar as células mortas, porém suaviza e revitaliza a pele.

Dentro da sua composição, têm elementos suavizantes e emolientes. Eles também podem ser usados nos quadris, barriga, braços e pernas e nas nádegas. É recomendado o uso mais frequente em áreas que são mais ásperas e ressecadas.

Alguns destes esfoliantes contêm saponáceos na sua composição, podendo ser utilizado durante o banho, e são facilmente removidos com água. Deve ser usado duas vezes por semana, dependendo do tipo de pele que você tem, por causa de ser altamente abrasivo.

Esfoliação passo a passo

Os especialistas sugerem que, para alcançar excelentes resultados, a esfoliação deve ter três etapas:
  1. Limpar a pele antes de ser esfoliada.
  2. Faz-se a esfoliação propriamente dita.
  3. Faz-se a hidratação.

Tenha em mente que, assim como existem muitos produtos esfoliantes no mercado, algumas pessoas recomendam fazê-lo da forma mais natural possível, utilizando produtos artesanais e naturais. Você pode usar diferentes frutas e óleos essenciais, os resultados que você obterá serão 100% eficazes.

A Empório Santre desenvolveu uma linha Spa Day que permite que você cuide de sua pele de forma completa. Experimente!!!

Cosméticos Artesanais


Hoje vamos falar sobre as diferenças entre cosméticos artesanais e industriais.
O cosmético artesanal é a evolução das receitinhas caseiras que todas nós algum dia já fizemos. 

Muitas pessoas confundem cosmética natural com a artesanal. Atualmente a indústria tem foco específico para esse tipo de cosmético fornecendo matérias primas para a elaboração dos produtos artesanais. 

O cosmético natural é aquele feito exclusivamente com ingredientes naturais. Seu preparo e uso precisam ser imediatos. Um bom exemplo é o esfoliante com farinha de aveia e mel.

A maior diferença entre o chamado cosmético artesanal e o industrial é a escala de produção e o prazo de validade. Um quesito muito importante na produção dos cosméticos artesanais é o critério de escolha da matéria prima, pois ela influencia diretamente na qualidade do produto final. 

É preciso muito cuidado nessa escolha. Obrigatoriamente a matéria prima utilizada possui em seu rótulo químico responsável pelo produto, número de registro na Anvisa e validade. Geralmente essa validade fica em torno de 2 anos a partir da data de fabricação. Para maior segurança do consumidor todos os sabonetes artesanais em barra tem validade de 6 meses a partir da data de fabricação. No caso da linha de banho (óleo corporal e creme hidratante por exemplo), a validade é de 1 ano. 

O motivo da diferença entre um tipo de produto e outro é que os que são embalados em frascos têm menos contanto com o ambiente e por isso maior durabilidade, diferente dos sabonetes que mesmo embalados em caixinhas não têm esse mesmo efeito.

Neste universo outra característica interessante é a personalização.
Muitas vezes compramos um creme hidratante por exemplo, gostamos da hidratação que ele proporciona mas não gostamos do aroma. O contrário também acontece muito, gostamos muito do aroma mas a hidratação deixa a desejar, por esse motivo nem voltamos a comprar o produto novamente. A personalização dos produtos é outro ponto que difere um produto artesanal de um industrializado. 

Com uma grande variedade de essências e extratos é possível encontrar a combinação aroma + hidratação que seja mais adequada e atenda a necessidade e preferência de cada pessoa.

Outro ponto forte são os sabonetes. Nem todos os sabonetes industrializados têm a função de hidratar em sua composição. Nos cosméticos artesanais essa função está presente na maioria dos produtos. 

Os extratos glicólicos têm essa função e podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. 

A Empório Santre trabalha somente com matérias primas de qualidade para trazer o que há de melhor para sua pele. Experimente!!!!

Sabonetes Artesanais x Industrializados

Muito se fala sobre sabonetes artesanais, alguns utilizam só porque ganharam de presente, outros acabam nem usando por achar muito bonito para uso, porém há um abismo que separa o artesanal do industrial, claro que, é válido apenas para aqueles que realmente utilizam bons ingredientes naturais, além da matéria prima de primeira.

Os sabonetes industriais como são feitos em grande escala utilizam em sua composição vários emulsificantes, estabilizantes e conservantes para garantir um prazo de validade maior.

Na sua produção é feito  mistura de óleos vegetais (ou sebos de animais como é mais comum encontrar) com o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido também como soda cáustica (mas neste caso precisa ser com 99% de pureza e não aquelas que se compram nos supermercados). Parece estranho e assustador para muitas pessoas saber que seu sabonete tem soda cáustica, mas não há perigo nenhum nisso, pois em contato com os óleos, a soda se modifica e perde sua ação corrosiva. 
Mesmo tendo em sua composição a glicerina, ela é utilizada em pequena quantidade, para os fabricantes acaba não sendo lucrativo, pois eleva o custo, na verdade o sabonete industrial é um detergente sintético. Vocês já devem ter percebido que após a utilização alguns ressecam, ou racham, salvam-se pouquíssimas marcas que não acontece isso. E é exatamente isso que ele faz com a sua pele, mesmo você não percebendo. 

Já o sabonete artesanal é feito com  glicerina pura que ajuda a manter a umidade natural da pele, hidratando-a. Além disso pode ser acrescentado na sua produção os extratos glicólicos que tem várias funções, cada extrato possuí suas características e propriedades como ação anti-age, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, coagulante, emoliente, energizante, hidratante, lubrificante, nutritiva, queratolítica e umectante, entre outras. Por não utilizar produtos sintéticos o sabonete artesanal tem o prazo de validade de 6 meses se conservado em local fresco e seco.

Infelizmente o preço de um sabonete artesanal não se compara com um industrial, quando este produzido com matérias primas de qualidade. 

Nós da Empório Santre buscamos as melhores matérias primas e produzimos nossos produtos com muito cuidado e carinho para você. Nosso objetivo é trazer o melhor para sua pele. Experimente!