Essa dupla precisa sempre andar junta. A esfoliação elimina as células mortas e deixa as curvas macias.
Mas, em seguida, é preciso hidratar. “A camada de proteção natural da pele, chamada de manto hidro lipídico, é um filme superficial composto por uma parte aquosa produzida pelas glândulas sudoríparas e outra parte oleosa, composta pelas glândulas sebáceas. Ela tem ação fungicida e bactericida. Toda vez que está hidratação natural é comprometida, as defesas naturais e todo o metabolismo da pele fica alterado, comprometendo inclusive a própria produção de fibras de sustentação como o colágeno, elastina, fibras elásticas e ácido hialurônico”, diz Fabiola.
Ativos power
“Os principais ativos indicados para combater a desidratação são a ureia, o ácido hialurônico, a manteiga de karité, o colágeno, a vitamina E o óleo de semente de uva”, conta Fabiola Fortunato.
Imãs de água
Já ouviu falar de higroscopia? É o mecanismo que alguns cosméticos apresentam por conter princípios ativos com propriedade química de atrair moléculas de água, retendo a umidade na epiderme (camada superficial da pele). Pois esse é um dos segredos para manter sua pele hidratada. Procure por ácido hialurônico, o capitão desse time.
Time da oclusão
Outra manobra que pode ajudar é a oclusão. “Alguns ativos formam um filme na superfície da epiderme, impedindo a perda de água para o ambiente. Estamos falando dos óleos (amêndoa, semente de uva, girassol) e as manteigas (de karité)”, finaliza ela.
Fonte: Oui belle