domingo, 29 de outubro de 2017

O Dia de Los Muertos


Diferente do que acontece em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, o Dia dos Mortos no México não é um feriado melancólico, associado a tristeza. Tradição milenar, de 31 de outubro a 2 de novembro, os mexicanos gostam de reunir amigos e família para lembrar com carinho de seus antepassados.

O motivo de festejarem é porque acreditam que uma vez por ano os mortos recebem uma permissão celestial para visitar entes queridos. Então, nesse dia é importante ser recebido com muita alegria e com coisas que gostavam em vida para aproveitar a passagem. Segundo a tradição popular, o primeiro dia de visitação é das crianças, chamado de Dia dos Santos Inocentes. Nos outros dias é a vez dos mortos adultos.

Declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, essa é uma das festas mexicanas mais animadas – celebrada com festas, comidas, homenagens e músicas, tudo isso atrelado a simpáticas caveirinhas.

Festivais e concursos culturais como desenhos, fotografias ou até mesmo competição gastronômica para ver quem faz o melhor pão de morto (quitute típico do Dia dos Mortos), acontecem em várias partes do país nessa época. Além disso, nas festas há concursos de fantasias para eleger a melhor fantasia de “La Catrina” a mais famosa representante da data.

Os principais elementos que caracterizam o Dia dos Mortos são o tradicional pão de morto, as velas, caveiras de açúcar, doces de abóbora, frutas, água, mescal ou tequila, um prato com sal, bem como uma cruz que assinala os quatro pontos cardinais para que a alma possa encontrar o caminho de volta para o mundo dos mortos.

Como surgiu La Catrina


Na era pré-hispânica, a celebração ocorria durante todo o nono mês do calendário asteca (por volta de agosto). Nesta época, conservar crânios para exibi-los como troféus durante os rituais era uma prática muito comum. A principal personalidade da festa era a deusa comumente chamada de “Dama da Morte”, que posteriormente foi relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada.


Construindo um altar


Montar um altar colorido, com velas, imagens, bebidas e comida é uma das formas que os mexicanos usam para homenagear os mortos. É importante ter representação dos quatro elementos da natureza. O vento, por exemplo, é representado pela decoração com papéis e imagens que, ao se movimentarem devido ao “vento”, simbolizam a passagem dos mortos pelo local. Já a água é colocada em um recipiente para que as almas matem sua sede após percorrer um longo caminho até chegar ao altar. As frutas representam a terra, e são deixadas no altar para saciar a fome das almas com o aroma. O fogo vem representado pelas velas – cada uma que é acendida representa uma alma que foi lembrada.

sábado, 21 de outubro de 2017

Os benefícios do Yoga

Uma vida mais saudável e equilibrada requer mudanças de hábito, assim como praticar atividades físicas regularmente e se alimentar de forma saudável. Mas, quando a busca pela harmonia em todos os aspectos da vida torna-se uma prática e filosofia, é possível ir além de simples mudanças e viver em sintonia com propósitos baseados em cuidados com a saúde e o bem-estar. Entre essas filosofias e práticas, destaca-se o yoga: um estado de consciência mais leve, pleno e atento, que engloba todos os aspectos da vida – o corpo, a mente e as emoções.

Segundo a yogaterapeuta Tuane Abreu, na filosofia do yoga existem práticas que trabalham as posturas corporais, o direcionamento da atenção e da concentração, além de músicas que ajudam a focar e acalmar. Mas não é só isso. “A verdade é que você realiza yoga na convivência com as pessoas, na maneira que você conduz os seus relacionamentos afetivos, no trabalho, com os amigos, na forma como você se alimenta. É tudo relacionado à maneira como você encara a vida. Essa é a filosofia,” explica.

Ao contrário do que muitos pensam o yoga não é considerado uma atividade física, mas uma prática mental, realizada a partir do corpo físico. “Qualquer prática do yoga vai estimular e mudar o corpo, mas não como uma atividade física. O trabalho corporal existe porque é um corpo firme que sustenta uma mente firme, uma vez que o objetivo do yoga é a mente,” complementa Tuane.

A prática do yoga é milenar e teve origem na Índia, dentro da religião que conhecemos como Hinduísmo, apesar disso o yoga não é considerado uma religião. O objetivo é a busca pelo equilíbrio em todas as áreas da vida através de práticas como as asanas, que são as posturas corporais, os pranayamas, que são as técnicas de respiração que ajudam a direcionar a atenção e a concentração, os mantras, que são as canções que ajudam a manter o foco e a acalmar a mente, entre outras práticas que também ajudam a disciplinar a mente e os sentidos.

No ocidente, o estilo mais popular é o Hatha Yoga, que trabalha mais as posturas corporais. Existem várias linhas e algumas são ramificações do Hatha. “A base filosófica é a mesma, o direcionamento também, o que diferencia uma da outra é a forma como são executadas. Existem práticas de yoga, por exemplo, que não trabalham com as asanas”, explica a yogaterapeuta. “Por isso, pra quem quer iniciar, é recomendável fazer aulas experimentais e ver qual estilo combina melhor com o seu ritmo e com aquilo que se procura no momento”.

De acordo com Tuane, o yoga é uma prática para qualquer pessoa, em qualquer idade, pois existem adaptações para cada faixa etária. “Para crianças, por exemplo, a prática tem que ser mais lúdica e para os adultos, mais vigorosa. Já para gestantes e pessoas com idade mais avançada é preciso ser mais leve, assim como para quem possui alguma deficiência e precisa de uma adaptação”, finaliza a yogaterapeuta.


Os melhores canais do Youtube para malhar

Falta de tempo, frio, chuva, preguiça, orçamento apertado… São diversos os motivos que as pessoas encontram para não ir à academia. Mas nada disso precisa ser desculpa para deixar de se exercitar. Se o clima não ajudar ou faltar dinheiro para a academia, os canais do Youtube para malhar podem ajudar muito a manter a forma.

A rede social engloba canais para todos os gostos e objetivos. Como a qualidade de vida está cada vez mais em pauta, não faltam vídeos que ajudam a ter uma vida mais ativa. A grande vantagem é que é possível se exercitar em qualquer lugar, no tempo que tiver, e deixar a vergonha de lado. Vale dançar, fazer exercícios aeróbicos e o que mais combinar com o seu estilo.
Pensando nisso, fizemos uma seleção de canais do Youtube para malhar, para você colocar na sua pasta de favoritos e começar a se mexer agora mesmo. Confira.

Exercícios em Casa 

Com mais de 1 milhão de seguidores, o canal tem a proposta de ser uma academia online. Por lá, há treinos completos de hiit, yoga, pilates, ginástica, alongamento, treinamento funcional, balé fitness, musculação, ritmos, danças, coreografias, ganho de massa muscular, hipertrofia, treinamento intervalado de alta intensidade e ginástica localizada. Há ainda treinos específicos para glúteos, perna, abdomen, emagrecimento, definição de músculos, entre outros. Cada vídeo informa a duração do exercício, nível de intensidade e o gasto calórico aproximado.

Daniel Saboya

Os mais de 7 milhões de assinantes do canal acompanham os vídeos postados pelo professor de educação física e de dança Daniel Saboya. A ideia é ensinar passo a passo de coreografias simples, que mesmo iniciantes consigam acompanhar e eliminar algumas calorias, enquanto se divertem dançando.

Be Fit

O canal norte-americano oferece exercícios de alta qualidade realizados por treinadores internacionalmente conhecidos, como Jane Fonda, Denise Austin, Billy Blanks Jr., Scott Herman, entre outros. Há vídeo-aulas de pilates, dança, ioga, ginástica localizada e exercícios aeróbicos.

Lore Improta

Com quase 1 milhão de assinantes no seu canal, a bailarina do Faustão Lorena Improta ensina o passo a passo de coreografias de músicas atuais, que estão fazendo sucesso nas rádios brasileiras, como as de Anitta e Cláudia Leitte, entre outros.

Blog da Mimis

Após perder mais de 30 quilos, a artista visual e escritora Michelle Franzoni criou o canal para mostrar sua rotina de exercícios, compartilhar receitas saudáveis e mostrar sua filosofia de vida baseada em ser mais saudável.

FitDance

O FitDance é uma empresa que ensina coreografias famosas, com uma metodologia dinâmica e divertida. Por todo o país há instrutores da companhia e o canal no Youtube é um dos mais famosos do país, com mais de 5 milhões de assinantes. Alguns vídeos contam com participações dos intérpretes das músicas, como Pabllo Vittar.

Com essa lista de canais, não tem mais desculpa agora para ficar jogado no sofá sem se exercitar. Deixe o sedentarismo de lado e mexa-se!

Bom humor: Saiba como aumentar a serotonina naturalmente

Desânimo, mau humor, irritabilidade, insônia. São fatores que afetam a nossa rotina, as pessoas ao nosso redor e podem até desencadear doenças como a depressão. Tudo isso pode ser um sinal de que o organismo tem carência de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Embora seja produzida em nosso cérebro, quase a totalidade da serotonina é enviada para o resto do corpo, como sistema digestivo e plaquetas. Quando sua produção está baixa, diversas funções psicológicas e corporais podem ser afetadas e o bom humor pode desaparecer.

A melhor forma de garantir o bom humor é aumentar a produção desse neurotransmissor tão importante. Contribuir para isso é muito mais fácil e natural do que parece. Saiba como.

Faça meditação

Estudos mostram que pessoas que meditam produzem mais serotonina e, em contrapartida, o organismo inibe a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse. Por isso, esse hábito também é um importante antidepressivo e aliado de quem sofre de ansiedade e estresse.

Consuma carboidratos

Já percebeu que pessoas com humor alterado costumam consumir mais doces? Isso acontece porque os níveis de serotonina estão baixos. Por essa razão, é importante ingerir carboidratos, que são fontes de triptofano, um aminoácido importante para o humor. No cérebro, esse componente ajuda na produção de serotonina.

Pratique exercícios

É consenso geral que a prática de atividades físicas aumenta a disposição e atua como um antidepressivo natural. Essa é uma das formas mais saudáveis para aumentar a produção de serotonina, além de proteger o nosso sistema cardiovascular, entre tantos outros benefícios.

Tenha momentos de lazer

Em um mundo que traz cada vez mais compromissos e situações estressantes, é essencial dedicar um tempo para fazer atividades que dão prazer. Separe tempo para a família, viaje, leia, passeie e faça tudo o que contribua para uma boa qualidade de vida. Tente sempre manter o pensamento positivo. Afinal, nada mais verdadeiro do que a famosa frase “mente sã, corpo são”.

Tome sol

A vitamina D é um importante nutriente para a produção de serotonina e é sintetizada no organismo com a ajuda da luz solar. Há, inclusive, pessoas que sofrem de um tipo de depressão sazonal, que as acomete nos meses mais frios. Mas tenha moderação ao se expor ao sol: faça isso sempre antes das 10h e depois das 16h.

Consuma vitamina B

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

Ouça música

É outra atividade que inibe a produção de cortisol. Vale dançar ao som daquela música que traz alegria e boas energias. Se a ideia é acalmar o corpo e a mente, canções mais lentas ajudam a relaxar e agem como um calmante, inclusive para quem sofre de insônia.

Invista em magnésio

Outro nutriente importante para equilibrar a produção de serotonina e que ainda ajuda a regular a função nervosa. Alguns alimentos fontes desse mineral são folhas verdes escuras, peixes, banana e feijão.

Fonte: Jasmine