domingo, 4 de fevereiro de 2018

Carnaval no Mundo


O carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil e as comemorações que acontecem por aqui nessa época do ano são referências no mundo inteiro. O que muita gente esquece é que essa data não é apenas nacional, e outros países ao redor do mundo também caem na folia.

Se você é o tipo de turista que já curtiu o carnaval em várias partes do Brasil e quer viver uma experiência diferente, saiba quais são muitas as opções de países que também celebram esse feirado e as comemorações são bem curiosas.

México
A folia na cidade de Mazatlan é semelhante à brasileira. As pessoas colocam fantasias variadas , os foliões fazem paródias de pessoas famosas e muitos se vestem com roupas do sexo oposto. A região conta com uma das maiores festas carnavalescas do mundo e a grande diferença em relação ao Brasil são as músicas. No lugar do tradicional samba, aparecem as canções locais, também são envolventes e dançantes.

Aruba
Já pensou em curtir desfiles, bandas e blocos com vista para um mar azul? Em Aruba acontecem 30 eventos no mês de fevereiro envolvendo essa data. Um dos destaques da região é o Aruba's Grand Lighting Parade , um desfile noturno no qual as pessoas usam roupas brilhantes para iluminar a cidade.

Equador
De acordo com BeeTech, a tradição no país é uma herança indígena . Durante as comemorações, é comum jogar farinha, flores e água perfumada nos foliões. Os carros alegóricos também estão presentes nas festas, mas um costume curioso é que as pessoas cortejam as outras entregando flores ou frutas.

Canadá

Carnaval só combina com calor, certo? Errado! Em Quebec, a festa é abaixo de zero. O frio não é problema, e as pessoas aproveitam a data ao máximo. Uma das brincadeiras tradicionais é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Também há shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos.



Veneza
O destino é considerado romântico, mas nessa época do ano Veneza se rende ao agito carnavalesco. As comemorações são tão antigas quanto as que acontecem no Brasil. As pessoas costumam usar máscaras e fantasias tradicionais e o Brasil herdou uma tradição de lá, a do Rei Momo. Há muitas apresentações de dança e diversas opções de bailes.

Suiça
A comemoração acontece na cidade de Basileia e é considerada a maior festa protestante do mundo. Tudo começa com o ritual “Morgestraich”, às 4h da manhã da segunda-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas.
Nessa ocasião, as luzes da cidade são apagadas e a população acende lanternas e caminham pelas ruas usando máscaras. O som é composto por flautas e tambores. Vale ressaltar que os turistas são apenas espectadores, pois só os moradores podem participam do ritual.

Colômbia
Há mais de 200 anos acontecem comemorações carnavalescas em Barralnquilla, e a festa foi declarada pela Unesco como uma Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. Carros alegóricos, fantasias e muita dança caracterizam essa celebração que mistura antigas culturas locais, composta por indígenas, escravos e católicos europeus.

República Dominicana
O carnaval é composto por tradições, simbologias e riquezas culturais do país. As pessoas vão às ruas fantasiadas e com os rostos pintados. Em La Vega , acontecem as principais comemorações e é de lá foi originado o principal personagem carnavalesco do país, o Demônio Cojuelos de La Veja . As fantasias envolvendo essa figura, sem dúvidas, são as mais populares entre os foliões.

Como proteger sua casa de insetos no verão

As chuvas de verão aliadas às altas temperaturas da estação dão origem a condições perfeitas para a proliferação de insetos e aracnídeos. Além do já conhecido risco de reprodução do temido mosquito da dengue, ainda existe o desconforto causado pelos pernilongos, assim como a possibilidade de encontrar baratas, moscas ou mesmo escorpiões dentro de casa.

Carolina Raquel Depolito, bióloga do ICMBio (Instituto Chico Mendes) e especialista em ecologia de comunidades e ecossistemas, dá dicas muito importantes para combater e prevenir a presença desses visitantes indesejados em nossas casas.

Baratas - Além de causar medo e nojo, as baratas também transmitem doenças como a hepatite A e outras relacionadas aos micro-organismos que elas trazem dos esgotos. Quem quer evitar a presença delas deve se concentrar na limpeza de casa. A bióloga explica que as baratas se alimentam de poeira acumulada e detritos no geral, por isso é importante manter a casa sempre limpa, retirando o lixo regularmente e vedando qualquer buraco ou fresta que possam ser utilizados como abrigo.

Moscas e mosquitos - As incômodas picadas de mosquitos e pernilongos podem acarretar em doenças graves, como a dengue, malária, febre amarela, filariose e leishmaniose, por exemplo. Além disso, as moscas também podem ser o veículo transmissor de doenças graves como a tuberculose, erisipela, febre tifoide, conjuntivite, diarreias, entre outras.

Por isso, a bióloga alerta que, no caso das moscas e pernilongos, também vale a dica de deixar a casa limpa. “O ambiente higienizado evita focos de proliferação, principalmente se houver água parada, que é onde os mosquitos depositam seus ovos e concluem o ciclo larval. Além disso, deixar migalhas de alimentos pela casa contribui para o desenvolvimento de pernilongos e moscas”, explica.

Outras recomendações são a instalação de telas de proteção nas janelas de casa e o uso de repelentes naturais e atóxicos, como a citronela, para reforçar o combate aos insetos. O uso de um ventilador para refrescar o lar é uma dica que pode contribuir também, pois já ajuda a deixar o ambiente mais arejado.

Escorpiões - Esses aracnídeos também podem ser um problema grave durante o verão, já que a umidade causada pelas chuvas força os escorpiões a deixarem suas tocas em busca de lugar seco, e isso pode levá-los a entrar em sua casa. Os incidentes com escorpiões podem ser fatais por causa do seu veneno que contêm neurotoxinas que agem no sistema nervoso.

Carolina explica que os escorpiões se abrigam em entulhos, portanto é importante evitar o acúmulo de materiais, principalmente nos quintais. “Também é preciso eliminar as baratas, caso haja, para deter os escorpiões, já que elas são seu principal alimento. Por isso, fazer a limpeza das caixas de esgoto e tampar os ralos também auxilia na prevenção do aparecimento de escorpiões em casa”, explica a especialista. 


Fonte: O tempo