domingo, 4 de fevereiro de 2018

Como proteger sua casa de insetos no verão

As chuvas de verão aliadas às altas temperaturas da estação dão origem a condições perfeitas para a proliferação de insetos e aracnídeos. Além do já conhecido risco de reprodução do temido mosquito da dengue, ainda existe o desconforto causado pelos pernilongos, assim como a possibilidade de encontrar baratas, moscas ou mesmo escorpiões dentro de casa.

Carolina Raquel Depolito, bióloga do ICMBio (Instituto Chico Mendes) e especialista em ecologia de comunidades e ecossistemas, dá dicas muito importantes para combater e prevenir a presença desses visitantes indesejados em nossas casas.

Baratas - Além de causar medo e nojo, as baratas também transmitem doenças como a hepatite A e outras relacionadas aos micro-organismos que elas trazem dos esgotos. Quem quer evitar a presença delas deve se concentrar na limpeza de casa. A bióloga explica que as baratas se alimentam de poeira acumulada e detritos no geral, por isso é importante manter a casa sempre limpa, retirando o lixo regularmente e vedando qualquer buraco ou fresta que possam ser utilizados como abrigo.

Moscas e mosquitos - As incômodas picadas de mosquitos e pernilongos podem acarretar em doenças graves, como a dengue, malária, febre amarela, filariose e leishmaniose, por exemplo. Além disso, as moscas também podem ser o veículo transmissor de doenças graves como a tuberculose, erisipela, febre tifoide, conjuntivite, diarreias, entre outras.

Por isso, a bióloga alerta que, no caso das moscas e pernilongos, também vale a dica de deixar a casa limpa. “O ambiente higienizado evita focos de proliferação, principalmente se houver água parada, que é onde os mosquitos depositam seus ovos e concluem o ciclo larval. Além disso, deixar migalhas de alimentos pela casa contribui para o desenvolvimento de pernilongos e moscas”, explica.

Outras recomendações são a instalação de telas de proteção nas janelas de casa e o uso de repelentes naturais e atóxicos, como a citronela, para reforçar o combate aos insetos. O uso de um ventilador para refrescar o lar é uma dica que pode contribuir também, pois já ajuda a deixar o ambiente mais arejado.

Escorpiões - Esses aracnídeos também podem ser um problema grave durante o verão, já que a umidade causada pelas chuvas força os escorpiões a deixarem suas tocas em busca de lugar seco, e isso pode levá-los a entrar em sua casa. Os incidentes com escorpiões podem ser fatais por causa do seu veneno que contêm neurotoxinas que agem no sistema nervoso.

Carolina explica que os escorpiões se abrigam em entulhos, portanto é importante evitar o acúmulo de materiais, principalmente nos quintais. “Também é preciso eliminar as baratas, caso haja, para deter os escorpiões, já que elas são seu principal alimento. Por isso, fazer a limpeza das caixas de esgoto e tampar os ralos também auxilia na prevenção do aparecimento de escorpiões em casa”, explica a especialista. 


Fonte: O tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário