- 1. Noções Básicas: A lavanda é uma espécie muito prática, que não exige cuidado específico ou muita atenção por parte do jardineiro. Porém, é preciso saber que ela não suporta solos encharcados e cresce melhor em terras mais aeradas. Ela pode ser plantada o ano inteiro, sem muita restrição ao clima. Entretanto, aqui no Brasil, ela se adapta melhor ao clima temperado do sudeste, não suportando muito as geadas de algumas partes do país.
- 2. Solos e Vasos: A lavanda pode ser plantada em vasos e no solo também, dando preferência para o barro ou cimento quando cultivada em vasos. O importante mesmo é colocar pinos ou substratos que deixem a terra nos vasos mais úmida, evitando assim a irrigação exagerada. O solo sendo úmido e aerado deixa a lavanda muito mais saudável.
- 3. Condições Solares: A lavanda é uma planta que gosta de sol, mas este também deve ser dosado. Deixe sua lavada em meio aos raios solares por pelo menos 3 ou 4 horas. Quem possui animais de estimação, é preciso cuidado: eles costumam ser atraídos pelas plantinhas por causa do aroma, podendo ser facilmente destruídas por gatos e cachorros travessos.
- 4. Pedras ao Redor: Nunca coloque pedras ao redor da lavanda quando for plantá-la no jardim. A troca de calor entre a rocha e a planta pode queimar a lavanda, prejudicando a sua saúde. O ideal é preencher os arredores da espécie com argila ou cascas de pinos.
- 5. Dentro de Casa: No interior da sua casa ou em outros ambientes fechados, a lavanda pode ser facilmente cultivada como um aromatizante natural. Usando uma garrafa de álcool, algumas flores podem ser inseridas na mesma, deixando-as lá por pelo menos 20 dias. Após este período de espera, a lavanda pode ser usada como um desinfetante natural, deixando a casa com aroma límpido e puro!
- 6. Podas: A poda é um elemento importante para o cultivo da lavanda. Para começar, o ideal é podar a espécie com pelo menos três dedos acima da bifurcação de cada um de seus talos. Para fazer isto, o outono é uma das melhores épocas. Após realizar a poda, você vai ajudar a sua planta a crescer com muito mais força e vigor nas próximas floradas. Para quem prefere que as espécies fiquem mais baixas, se pode ultrapassar um pouco a medida aconselhada, fazendo com que a planta também brote com certa tranqüilidade. Além das podas, a adubação e a colocação de substratos são ideais para os campos de lavanda, ou até mesmo para quem gosta de cultivar a lavanda em forma de arbusto. Dentro dos vasos, ela também deve ser fortemente adubada, para que cresça saudável. Com isso, na chegada da primavera, ela brotará com as suas lindas flores e seu aroma totalmente perfumado!
- 7. Replantio: O replantio da lavanda pode ser feito de forma simples. Para isso, retire a sua espécie do vaso, apertando onde ela está e depois, coloque em outro, especialmente se este for de cerâmica, com tudo já preparado: solo, umidade e a cavidade onde a muda será replantada. Pegue um pouco da terra antiga, onde a espécie estava plantada e misture com o solo novo. Não se esqueça de adubar e colocar substratos novamente, renovando os nutrientes para o crescimento da sua lavanda!
Neste blog você encontrará dicas para decoração, saúde e muitos outros temas. Além de poder conhecer os nossos produtos que deixarão sua casa ainda mais bonita
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
Como Cultivar a Lavanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário