domingo, 15 de janeiro de 2017

7 dicas para fazer uma horta em vasos

Preparar receitas com temperos cultivados em sua casa é especialmente saboroso. Comer os alimentos orgânicos que você mesmo cultiva é saudável e divertido. Confira estas dicas para ter uma horta em vasos.

1. As plantas são seres vivos! Tenha paciência e perseverança.
Pode parecer a dica mais tola que você nunca ouviu, mais muitas vezes é esquecida. As plantas precisam de cuidados. Na primeira tentativa muitas das plantas não vão dar certo e talvez  não recolha nem para fazer  uma salada. Tente outra vez, pense que coisa fez errado, pesquise e troque ideias com outras pessoas que já plantaram.  Aos poucos você aprenderá  e melhorará o estado de sua horta orgânica em vasos.

2. Escolha as plantas adequadas á época do ano e ás condições de temperatura e luminosidade que tem na sua casa.
Antes de plantar estude bem as condições do lugar onde vai colocar a horta. Saiba quanto tempo fica o lugar exposto ao sol e quanto tempo na sombra. Plantas como o alecrim, a sálvia, o tomilho ou a lavanda  crescem melhor a pleno sol. Entretanto, plantas como o manjericão ou a alface se desenvolvem melhor à meia sombra.

3. Escolha o tamanho dos vasos de acordo ao tamanho da planta
Plantas como o orégano podem ser cultivadas em vasos pequenos. O alecrim, o manjericão ou a lavanda  precisam de um vaso de tamanho médio. Se você quiser cultivar tomate ou couve em vasos, escolha um vaso de tamanho grande.

4.  Inicie com plantas de fácil manutenção e que você gosta
Uma horta em vasos de temperos é uma boa forma de iniciar. O alecrim, o orégano e o tomilho são plantas resistentes, que precisam de pouca água e crescem bem a pleno sol. A hortelã e o manjericão são também  fáceis de cultivar, mas elas precisam de um pouco mais de água e crescem melhor á meia sombra.

5.Irrigue de maneira e na hora certa.
Não irrigue nunca nas horas mais quentes do dia. Irrigue a primeira hora da manha ou na tarde. Irrigar de maneira certa significa fornecer a planta a quantidade de água que ela precisa. Irrigar de mais pode ser ate mais prejudicial do que irrigar pouco. O excesso de água aumenta os riscos de doenças que prejudicam as raízes. Dois ou três copos de água por planta todas as tardes podem ser mais que suficiente.

6. Não mova muito os vasos
As plantas têm a capacidade de adaptação às condições presentes. Se você observar as folhas de uma planta, vai ver como elas se colocam da melhor forma para aproveitar a luz solar. Se você mudar a posição dos vasos, elas vão ter que se adaptar de novo.

7. Adubação
As plantas necessitam de nutrientes para crescer fortes e sadias. Quando cultivamos uma horta em vasos, devemos ser ainda mais precisos na hora de adubar. Usaremos sempre adubos orgânicos,  seguindo as recomendações de dosagem do produto.

Fonte: http://blog.mundohorta.com.br/horta-em-vasos/

Aromaterapia

Foto by matka_Wariatka
Cientistas de todo o mundo vêm fazendo experimentos com a Aromaterapia, e os óleos essenciais já provaram ter o mesmo efeito que alguns calmantes. Já conseguiram acalmar pacientes em salas de espera de dentistas e até reduzir o mal estar de pessoas que se recuperavam de cirurgias. Sabendo de tudo isso, que tal fazer da Aromaterapia sua aliada na luta contra o stress?

Para reduzir os batimentos cardíacos, aquietar a mente e relaxar, sugiro alguns óleos essenciais, que podem ser utilizados isoladamente ou em sinergias (misturados entre si):

Óleo de lavanda: com seu cheirinho típico e suave, este óleo é um clássico contra a ansiedade e o stress, além de combater a insônia. Ótimo para levar na bolsa em caso de emergências e para usar no quarto, antes de dormir.

Óleo de limão: bastante utilizado no combate ao stress, esse óleo também melhora nossa capacidade de concentração e a clareza de idéias. Ideal para utilizarmos durante o trabalho. É igualmente barato e acessível.

Óleo de laranja: tão familiar e acessível, a laranja produz um dos óleos mais poderosos e baratos. Sua ação sedativa é incrível, e ainda melhora os ataques de raiva e a preguiça. Bom para acordar bem e colocar na banheira (evite sair no sol depois, pois tanto o óleo de laranja como o de limão são fotossensibilizantes e provocam manchas quando em contato com o sol).

Fazer a vida melhor só depende de você, faça sua parte!

Fonte: https://espacoflordocerrado.com/dicas/oleos-essenciais/trabalho-e-relax-com-oes/

Melhorando seu ambiente de trabalho e evitando o stress com a Aromaterapia

Para facilitar o seu dia-a-dia e lhe ajudar a estimular as habilidades necessárias para que você realize seu trabalho, os óleos essenciais são uma ótima opção. Por sua fácil utilização e baixo investimento, vale muito a pena experimentar o que a Aromaterapia pode proporcionar. Uma das visões mais interessantes da Psicologia é que não é nossa vida que tem que mudar, mas sim o modo como lidamos com ela.

Exemplos disso são: o stress, a correria e os desafios cotidianos. De que adianta esperarmos a vida ficar calma para viver bem? Não é assim que funciona. Temos que aprender a lidar com a tempestade enquanto ela não passa, porque depois fica fácil.

Muito já se sabe sobre as conseqüências maléficas do stress em nosso corpo, mente e espírito. É do conhecimento de todos que o stress está relacionado com grande parte das doenças atuais, com os problemas cardíacos, de obesidade, com o fumo. Também tem relação direta com transtornos de ansiedade, depressão e com a síndrome do pânico, além de prejudicar nossas energias.

Uma opção prática e barata para reduzir o stress é a Aromaterapia. Para praticá-la, basta comprar um óleo essencial e um aromatizador de ambientes (na verdade, o aromatizador de ambiente pode até ser deixado de lado, já que basta abrir o vidrinho e inalar seu conteúdo para usufruir dos benefícios da Aromaterapia. Mas com o aromatizador, ou um difusor ou réchaud – os efeitos são mais prolongados).

De acordo com a sua função e necessidades, veja quais são os óleos mais indicados:

Para quem precisa de concentração

Se o seu trabalho exige concentração, introspecção e clareza de raciocínio, utilize o óleo de eucalipto para melhorar o foco. Seu uso é indicado principalmente nos momentos mais críticos do dia (como logo após o almoço ou de manhã bem cedo) ou nas horas em que dá vontade de adiar as tarefas e conversar com os amigos pela internet, telefone ou no café do escritório. Com apenas cinco gotas no difusor de ambiente ou uma inalada no frasco, ficará mais fácil fazer seus relatórios, cálculos e planejamentos.

Para quem precisa dos clientes mais calmos

Em algumas profissões, quando o cliente está tenso tudo pode ir por água abaixo. Dentistas, psicólogos, advogados, médicos, vários profissionais precisam de seus clientes mais calmos e relaxados para que seu trabalho flua melhor. Se esse for o seu caso, aproveite a sala de espera para proporcionar um clima de tranquilidade. Sete gotas de óleo de lavanda ou palmarosa num difusor elétrico podem reduzir a ansiedade de quem vai ser atendido e tornar tudo mais agradável.

Para quem precisa dos clientes mais animados

Lojas, eventos, restaurantes, bares e todo o tipo de trabalho relacionado com vendas e que precise do cliente mais empolgado, alegre e estimulado pode se beneficiar de alguns óleos essenciais, como o de canela, alecrim ou grapefruit. Cinco gotas no difusor nos horários de maior movimento podem melhorar o clima e os resultados.

Para os ambientes onde há mais estresse

Bancos, atendimento ao cliente, prontos-socorros, centrais de telemarketing e qualquer outro trabalho cujos clientes são naturalmente impacientes ou onde há filas e estresse na maior parte do tempo, podem se beneficiar com a Aromaterapia. Os óleos essenciais de limão ou laranja podem acalmar os ânimos, tanto de quem trabalha quanto de quem espera atendimento. Basta aplicar cerca de sete gotas num difusor e deixá-lo agir no ambiente.

Fonte: https://espacoflordocerrado.com/dicas/oleos-essenciais/trabalho-e-relax-com-oes/

domingo, 8 de janeiro de 2017

Elementos da natureza purificam o corpo e a mente

O banho por si só é um ritual, pois deve ser considerado como uma hora em que estamos limpando o corpo e a alma. O corpo sutil também se beneficia com o sabão e o perfume, mas muitas vezes é preciso ir além. 

É necessário acreditarmos e colocarmos toda nossa força em bons pensamentos para obtermos bons resultados. Os banhos sempre vão nos ajudar a sentirmos mais leves. 

Eles são importantes para purificar o campo astral, também conhecido como aura, afastando assim as energias negativas. É sempre bom usar ervas frescas. 

Faça um chá das ervas que você deseja se banhar e coe. Após ter tomado um banho normal jogue a água das ervas do pescoço para baixo algumas vezes.

Combine as ervas e prepare o banho ideal para você


  • Alecrim e arruda: Para quem deseja levantar o astral e tirar a tristeza banhe-se com alecrim e arruda. 
  • Alecrim e manjericão: Para ficar mais perto do seu anjo da guarda, acenda uma vela branca e peça o esclarecimento que deseja, além de banhar-se com alecrim e manjericão. 
  • Rosas brancas e alecrim: Se você tem um sofrimento e quer retirá-lo da sua vida faça um banho com rosas brancas e alecrim. Você se sentirá em paz e a tristeza irá dissipar-se. As rosas brancas atraem energias limpas para o nosso astral.
  • Arruda, alecrim, espada de São Jorge e sal grosso: Para fazer limpeza no campo e restaurar as energias, prepare um banho de arruda, alecrim, espada de São Jorge e sal grosso. Isso limpa e restaura as energias perdidas num dia cansativo. 
  • Camomila com arruda: Se você ainda está preso ao passado e quer libertar-se, prepare um banho de camomila com arruda, ele acalma e dará forças para a libertação. Acenda incenso de arruda. 
  • Crisântemo com gotas de óleo de almíscar: Se você precisar fazer um julgamento ou tomar alguma atitude importante na sua vida, prepare um banho de crisântemo com gotas de óleo de almíscar, isso irá ajudá-lo a ver a verdade. 
  • Cravo, mel, canela e louro: Para você se sentir mais leve, prepare um banho com 21 cravos, adoce com mel e jogue em seu corpo. Para tirar mau-olhado, junte canela em pau, mel e louro. 
  • Óleo de lavanda, óleo de girânio, óleo de laranja: Se você está estressada, junte 30 gotas de óleo de lavanda, duas gotas de óleo de girânio, duas gotas de óleo de laranja. Coloque essa mistura em uma banheira de água quente e deite-se nela por 20 a 30 minutos. 
  • Óleo de camomila, óleo de alfazema e cânfora: Relaxando os músculos, misture quatro gotas de óleo de camomila, três gotas de óleo de alfazema, três gotas de cânfora. 
  • Óleo de lavanda e óleo de manjerona: Para dormir relaxado, misture quatro gotas de óleo de lavanda, 3 gotas de óleo de manjerona.


"Uma harmonia, um equilíbrio depende de muitas coisas, portanto, limpe-se, limpe sua casa".
Lembre-se, você precisa sempre estar limpa, porém o lugar que você mora e trabalha também é preciso estar limpo, para tanto, faça uma defumação, acenda incenso, coloque plantas em sua casa, troque as coisas de lugar. 

Planta dentro de casa tem grandes poderes
Plante-a sempre-viva, pois ela protege. 


  • Girânio: aumenta a resistência para superar obstáculos. 
  • Samambaia: atrai riqueza, transforma. 
  • Tulipa: simboliza o amor e a dedicação. 
Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12275-elementos-da-natureza-purificam-o-corpo-e-a-mente